Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Política

Vereadores aprovam em primeiro turno doação de terreno para 30º Batalhão da PM

18 mai 2022 às 08:59
Por: Redação Tarobá News

A Câmara Municipal de Londrina (CML) aprovou, em primeiro turno, o projeto de lei (PL) nº 68/2022, para permitir a construção da sede própria do 30º Batalhão de Polícia Militar (30º BPM) na região Norte de Londrina. O projeto, de autoria do prefeito Marcelo Belinati (PP), foi discutido em regime de urgência durante a sessão desta terça-feira (17) da Câmara de Londrina. A votação em segunda discussão está prevista para a sessão desta quinta-feira (19).

A proposta altera a lei nº 12.075/2014, que autorizou a doação de um terreno do município para o governo do estado construir a sede da 4ª Companhia Independente de Polícia Militar, transformada, no mês passado, em 30º BPM. Além de alterar a nomenclatura, a proposta altera o prazo para início das obras, para 24 meses a partir da publicação da lei. 

Conforme a justificativa do PL, é necessário atualizar a lei que doou o terreno para se efetivar a construção do batalhão. O major Marcos Tordoro (foto), comandante do 30º BPM, falou aos vereadores via internet e disse que, após a publicação da lei, a Secretaria Estadual de Segurança Pública deve dar início à licitação para escolher a empresa que fará a obra. "Estamos esperando a lei, para que possamos anexá-la ao protocolo que está aberto e a encaminhemos a Curitiba, com o objetivo de iniciar todo o processo e as licitações para a execução da obra", informou.

O terreno, de 6.318,79 metros quadrados, está localizado na esquina da Avenida Saul Elkind com Rua Carlos Galhardo, no Conjunto Habitacional Manoel Gonçalves II, região Norte de Londrina. Conforme a justificativa do projeto de lei, a doação do terreno já foi concluída e o local está registrado em nome do Estado do Paraná. A área de cobertura do batalhão compreende a regiões Norte de Londrina e parte das zonas oeste e leste, além de Bela Vista do Paraíso, Sertanópolis, Alvorada do Sul, Ibiporã e Jataizinho, estas duas últimas recentemente incorporadas ao batalhão.

Em plenário, os vereadores Mara Boca Aberta (Pros), Giovani Mattos (PSC), Nantes (PP), Jairo Tamura (PL) e Eduardo Tominaga (PSD) destacaram a união de esforços entre autoridades para a criação da unidade policial. "Fica o legado dessa Câmara de Vereadores, com certeza, também na esperança de que a construção e o projeto saiam o quanto antes", disse Tominaga. "A partir de agora, que nós possamos cobrar junto aos deputados federais para que possam trazer emendas do governo federal que vão contribuir para a construção do 30º Batalhão", revelou Mattos.

Outras notícias

Assessor de Rodrigo Bacellar é exonerado de cargo na Alerj

Terras indígenas: STF tem placar de 4 votos a 0 contra marco temporal

Ramagem fugiu pela Guiana sem passar por fiscalização, confirma PF

Pareceres

A Comissão de Justiça, Legislação e Redação seguiu o parecer jurídico e votou favoravelmente ao PL. A Comissão de Fiscalização e Acompanhamento de Doação de Bens Públicos e a Comissão de Segurança Pública manifestaram-se favoravelmente ao projeto e apresentaram a emenda nº 1, que retirou a previsão do prazo de 24 meses para conclusão da obra, contados a partir de seu início.

Veja também

Relacionadas

Política
Imagem de destaque

Deputada estadual do RJ se torna ré por envolvimento com milícia

Política
Imagem de destaque

Bolsonaro passará por perícia médica nesta quarta-feira

Política

Toffoli autoriza diligências da PF em investigação sobre Banco Master

Política

STF tem placar de 3 votos a 0 contra marco temporal

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Cinco suspeitos morrem em confronto com a Polícia Militar na zona leste de Londrina

Cidade
Brasil

Homem que foi resgatado de afogamento no Lago Igapó morre no Hospital Universitário

Cidade
Londrina e região

Idosa de 64 anos morre ao cair em máquina de triturar isopor em Londrina

Cidade
Londrina e região

Motociclista de 28 anos morre em acidente na Avenida Guilherme de Almeida

Cidade
Londrina e região

Advogada que salvou família de incêndio em Cascavel acorda após quase dois meses em coma

Podcasts

Podcast Falando de Gestão | EP 41 | ALCAL | Charles Feldhaus e Maria Angélica Constantino

Podcast Fala Advocacia | EP 1 | A Gestão da OAB Paraná e Londrina

Podcast Pod Tah | EP 39 | Moda e Atendimento Personalizado | Patricia Martins

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.