Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Tecnologia

Nova Lei de Inovação é discutida em Audiência Pública na Alep

14 ago 2019 às 10:06
Por: Redação Tarobá News

A nova Lei Estadual de Inovação foi tema de discussão da audiência pública que ocorreu nesta segunda-feira, 12 de agosto, na Assembleia Legislativa do Paraná. No mesmo encontro também foi assinado o Protocolo de Intenções entre Portugal e Paraná.

Realizada pela Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES) em parceria com a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (Assespro-PR), a audiência procurou reunir atores dos mais variados segmentos a fim de discutir aspectos que possam viabilizar e aperfeiçoar o anteprojeto.

A Lei é um incentivo à inovação, pesquisa, ciência e tecnologia, com foco no desenvolvimento econômico-social da região. Busca reduzir desigualdades regionais e estabelecer cooperação entre os setores público e privado.

Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-PR, destacou também a importância e as dificuldades na relação universidade-empresa e propôs que seja considerada no projeto: “Existem muitas barreiras burocráticas nessa relação. É preciso facilitar esse envolvimento pra que a pesquisa realizada nas universidades possa ser efetivamente repassada para as empresas, proporcionado a transferência de tecnologia e incrementando os produtos e serviços que estão no mercado”, afirmou na ocasião.

“Muitas vezes, a legislação e o poder público estão um passo atrás da inovação. Este é o momento, com a Lei, de mudar, de fazer com que o poder público esteja à frente. Aí o mercado começa a correr atrás”, defendeu Adriano.   

Outras notícias

IA no dia a dia: veja como a inteligência artificial está mudando nossa rotina

Cresce a procura por programa de capacitação e introdução às novas tecnologias

Conheça cinco novas funções para o aplicativo de mensagens WhatsApp

O superintendente de inovação da Casa Civil do Governo do Estado, Henrique Domakoski, esteve presente e mostrou preocupação semelhante: “Não tem como acompanhar o ritmo das transformações, das novas instituições e startups, enfim, da nova forma de resolver problemas, adotando metodologias antigas e arcaicas. É preciso adotar metodologias modernas, mais ágeis, novos indicadores. Mas, muitas dessas novas formas modernas – que o governador tem colocado quase como palavra de ordem – esbarram na questão legal. Por isso, a relevância dessa discussão e dessa nova Lei”, declarou Henrique.

Cristina Alessi, presidente da Agência Curitiba, salientou os aspectos sociais: “Ficamos felizes ao ver que o desenvolvimento social é uma das diretrizes do anteprojeto de lei. Falar de inovação com foco no ser humano, no desenvolvimento das pessoas, é o que faz realmente a diferença na cidade e no estado”, defendeu.

O ministro da Ciência e Tecnologia de Portugal, Manuel Heitor, que assinou o Protocolo de Intenções entre Portugal e Paraná, também refletiu sobre a importância de que a inovação esteja baseada nas pessoas, mas acredita que isso deve acontecer, dando relevo às instituições. Mencionou alguns desafios enfrentados nesse processo de inovação, como a expansão do conhecimento para mais jovens e adultos, diversificação das atividades financeiras, especialização dos estudantes, alterações climáticas e desigualdades sociais.

Assim como Adriano Krzyuy, o ministro citou a relevância das parcerias e defendeu que o financiamento público atue em conjunto com o privado: “O objetivo em Portugal é chegar em 2030 com 2/3 de financiamento privado e 1/3 de financiamento público”, afirmou Manuel Heitor. E essa meta, inclusive, é um dos exemplos que podem ser aderidos pelo Paraná.

“Não devemos ter medo dos fantasmas da transformação digital, que não reduzem as ofertas de emprego, pelo contrário. Temos que garantir que a transformação digital ocorra de uma forma crítica e sirva como um modo de melhorarmos as competências e de criarmos mais e melhores empregos”, concluiu o ministro.

O anteprojeto, que chegou há 10 dias na Casa Civil, agora será complementado com tudo que foi discutido na audiência, será protocolado na Casa e irá para a Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ). Depois tramitará em algumas comissões, em especial a de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (CCTES) e irá para a plenária para votação.

Compondo a mesa de discussão estavam Ademar Traiano, deputado e presidente da Assembleia Legislativa do Paraná; Emerson Bacil, deputado proponente desta audiência pública e presidente da Comissão de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior; Luiz  Claudio Romanelli, primeiro secretário da Assembleia Legislativa; Adriano Krzyuy, presidente da Assespro-PR; Henrique Domakoski, superintendente de inovação da Casa Civil do Governo do Estado; Paulo Nauiack, vice-presidente da Fecomércio; Carlos Lopatiuk, assistente jurídico do Tribunal de Justiça do Paraná, representando o desembargador José Sebastião Fagundes Cunha; Claudia Crisostimo, diretora de propriedade intelectual da Agência de Inovação Tecnológica da Unicentro (Novacentro), representando a Superintendência de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Governo do Estado; Mauro Sorgenfrei, da assessoria do diretor presidente da Celepar; Marcus Zanon, gerente da Agência de Inovação da Tecpar; Vinicius Nagem, chefe de gabinete da Fundação Araucária; e Cristina Alessi, presidente da Agência Curitiba. Também estiveram presentes o presidente da Fundação Araucária, Ramiro Wahrhafti, e o superintendente de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná, Aldo Bona.  


Engenharia de Comunicação

Veja também

Relacionadas

Tecnologia
Primeiro plano de inovação foi apresentado nesta manhã

Cascavel apresenta Plano Municipal de Inovação

Cidade
Imagem de destaque

Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações estará em Londrina nesta quinta

Tecnologia

Copel amplia eletrovia até Londrina para abastecer carros elétricos

Tecnologia

Confira as startups classificadas para o Red Fight Edição 2022

Mais Lidas

Brasil e mundo
Brasil

Quem não tem carteira assinada tem direito a 13º? Entenda a regra da lei

Cidade
Londrina e região

Jovem é encontrado morto em Jataizinho após ser sequestrado em Ibiporã

Cidade
Londrina e região

Londrina continua montagem do "Maior Papai Noel Flutuante do Mundo" no Lago Igapó

Brasil e mundo
Brasil

Mãe é presa suspeita de mandar matar a própria filha por disputa de herança

Cidade
Cascavel e região

Menor passa mal após consumir álcool em confraternização e padrasto é preso em Cascavel

Podcasts

Podcast Conversa com Nassif | EP 9 | Performance e Longevidade Masculina | Dra. karina Ancioto e Dr. Heitor Andrade

Podcast PodGuest | EP 17 | Celebrando Laços: Campanha de Natal Morana | Patricia Melo

Podcast Café Com Edu Granado | EP 39 | Combate ao Desperdício de Alimentos | SESC Mesa Brasil

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.