Em 2021, o número de motoristas que usam o celular enquanto estão dirigindo diminuiu significativamente em Cascavel, mas mesmo assim essa ação ainda preocupa as autoridades de trânsito.
Muitas vezes, os condutores aproveitam a parada no semáforo para pegar o celular. A impressão é que dá tempo de colocar toda a conversa em dia, mas até com o carro em movimento o smartphone continua no trajeto. Pelas ruas de Cascavel, foi fácil flagrar motorista dessa forma. Mas o que parece inofensivo, na verdade está desviando toda a sua atenção do trânsito.
A diminuição não é explicada por conscientização, mas sim pelo peso no bolso.
Uma das maiores causas de acidentes envolvendo o uso de celular ocorre quando o motorista está digitando algo. Pode ser uma conversa por escrito ou mesmo acessando sites e redes sociais. Porém, é importante saber que até mesmo funções que não exigem foco visual, como ligações, são perigosas.
No vídeo simulador, o manuseio do celular dura menos de 15 segundos, mas é suficiente para demonstrar à vulnerabilidade do motorista. Uma batida que poderia ser evitada. Por isso, é tão importante zerar de vez esse comportamento que cola a todos em risco.