Somente nesta semana foram registrados dois acidentes na rua Paranaguá. Na terça-feira (8) duas pessoas ficaram feridas no cruzamento com a rua Mossoró após a batida de dois carros. Já na quarta-feira (9), no encontro com a Alagoas, um dos carros chegou capotar depois da colisão.
Os motoristas e motociclistas reconhecem que a falta de atenção é o principal motivo para os acidentes e que a sinalização está boa, mas com o número de ocorrências, pedem reforço da CMTU.
A diretoria de trânsito da CMTU garante que vai analisar o fluxo de veículos no cruzamento das ruas Paranaguá e Alagoas próxima semana. Para instalar um semáforo é necessário que no mínimo 500 carros passem por hora no local. A regra é do Manual de Sinalização Semafórica do Denatran, que é seguido pela CMTU.
“É feito esse estudo, especificamente nesse cruzamento, para ver quais os tipos de sinalização que a gente pode colocar no local que traga mais segurança e respeito por parte dos usuários. Precisamos que os motoristas e motociclistas respeitem a sinalização” explica o diretor de trânsito Sérgio Dalbem.
Caso não seja possível instalar o semáforo, a CMTU considera outras alternativas. “Uma lombada pode ser colocada em um dos cruzamentos para reduzir mais a velocidade, mudando o comportamento do motorista para que ele chegue no local em menor velocidade” disse Dalbem.
Ações desse tipo foram colocadas em prática no cruzamento da Santos com Mossoró, onde um pouco antes da esquina existe um quebra mola obrigando a redução de velocidade, além de quatro placas de pare chamar atenção dos motoristas.