A CMTU vai treinar os 60 agentes da Diretoria de Trânsito para fiscalização do barulho em veículos. A data para a capacitação depende da aprovação do Projeto de Lei encaminhado pelo executivo.
O texto estabelece limites para os ruídos emitidos por carros e motos, sob pena de multa. O projeto foi aprovado em primeira discussão e até 10 de agosto poderá receber emendas.
“Nós estamos prevendo esse trabalho, só estamos aguardando a definição da própria lei para que a gente aprenda a manusear o decibelímetro dentro das resoluções. Para isso, entramos em contato com o Dr. Luciano, do Instituto de Criminalística de Londrina, para que ele possa nos ministrar esse curso”, disse o Diretor de Trânsito, major Sergio Dalbem.
A CMTU tem dois decibelímetros, um ficará com a Diretoria de Trânsito e o outro será encaminhado para a Guarda Municipal, que também vai fazer a fiscalização.
Os aparelhos serão utilizadas em blitze, que também terão a parceria da Secretaria do Ambiente (Sema). Os veículos que estiverem em situação irregular e forem apreendidos serão encaminhados ao pátio municipal.