A Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina (CMTU) padronizou a velocidade máxima em toda a extensão da avenida Angelina Ricci Vezozzo, na zona norte. Agora, o limite permitido será de 50 km/h.
De acordo com o diretor de trânsito Mário Celso, a oscilação entre 50 km/h e 70 km/h, dependendo do trecho, deixava os motoristas confusos. Os condutores acabavam seguindo sempre o limite maior. Diversos acidentes vinham sendo registrados no local, inclusive com mortes.
A máxima de 50 km/h foi determinada com base em um estudo que mostra que essa velocidade gera mais segurança na direção. “Existe um estudo mundial que mostra que quando um motorista está a 50 km/h, ele tem 35 metros para fazer a frenagem, o que ajuda a evitar acidentes”, disse Celso.
Ainda segundo Celso, essa padronização deve ser estendida para outros bairros de Londrina. “A nossa cidade cresceu demais e o espaço para os veículos está diminuindo. Há mais pessoas andando nas calçadas, então temos que partir do respeito ao pedestre. As vias que não têm tantos pedestres, são largas e possuem mais de uma pista de rolamento terão a velocidade mantida”, completou o diretor de trânsito.