A CMTU está finalizando um plano viário para diminuir os impactos no trânsito de uma importante obra: a trincheira no cruzamento entre a avenida Leste Oeste e a Rio Branco, um dos pontos de maior movimento na cidade, responsável por interligar as regiões central, norte, sul, leste e oeste de Londrina.
Pelo projeto, a avenida Rio Branco vai passar por cima da rotatória e parte da Leste Oeste deve ser rebaixada. As obras devem começar ainda esse mês com previsão de conclusão em dezembro de 2022. O investimento será de R$ 25,5 milhões.
As mudanças no trânsito terão, inicialmente, duas etapas. A primeira vai de 15 de janeiro a 15 de fevereiro e compreende a implantação do canteiro de obras e o início dos trabalhos de drenagem da Rio Branco, com um desvio em frente à UPA do Jardim do Sol. Também está prevista a interdição da pista bairro-centro a partir da BR-369 e com trânsito em mão dupla no sentido centro-bairro.
Nos próximos dias, placas com opções de desvios devem ser colocadas em pontos estratégicos.
Na segunda etapa, de 15 de fevereiro a 15 de abril, devem ocorrer as maiores intervenções. Haverá interdição da rotatória no sentido bairro-centro e possibilidade de proibição do trânsito de caminhões na Rio Branco entre 7h e 19h.
Já se espera um impacto maior no trânsito no entorno, até mais do que o que foi registrado durante a construção do viaduto da 10 de dezembro.