O Departamento de Estradas e Rodagens (DER) autorizou nesta quarta-feira (6) o início da duplicação da PR-445, entre o distrito de Lerroville Mauá da Serra. Foi dado um prazo de 15 dias para a empresa responsável fazer o replanejamento e começar a obra.
O Governo do Estado assinou a autorização para início da construção em dezembro de 2021 e a duplicação deveria ter se iniciado em janeiro deste ano. No entanto, não foi possível por conta do descobrimento de sítios arqueológicos na região.
O Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) vem analisando o caso e, por enquanto, liberou os trabalhos no trecho compreendido entre o km 7 e o 18. "Vai ser iniciado 9km e paralelo a isso a própria empresa juntamente com o Iphan e o DER vão avaliando esse processo de continuidade", disse a coordenadora regional da Casa Civil, Sandra Moya.
Para esse trecho, o investimento é de R$ 148 milhões e o prazo para conclusão, que era de 18 meses, deve ser recalculado. A terceira etapa, a ser licitada, compreende os 25 km restantes entre os distritos de Irerê e Lerroville. “Os profissionais estão trabalhando com o novo editar para fazer o terceiro lote", contou Moya.