As três empresas do transporte público de Londrina, LondriSul, Til e Grande Londrina, estão com atividades paralisadas nesta sexta-feira (22). Os motoristas e cobradores reclamam que o vale, que deveria ser pago no dia 20, não foi depositado. O adiantamento quinzenal corresponde a 50% do salário, segundo o Sinttrol, Sindicato dos Trabalhadores em Transporte Rodoviário de Londrina.
“Na data de ontem [quinta-feira], eles [funcionários] foram surpreendidos com o comunicado das empresas que não haveria condições, não haveria dinheiro em caixa para fazer o crédito desse adiantamento quinzenal. Hoje cedo, eles verificaram na conta, viram que os valores não foram creditados. Ao chegarem na empresa, decidiram ano continuar com a prestação de serviço”, contou o secretário geral do sindicato da categoria, Edenildo Alves Dias.
A paralisação pode durar até que exista um compromisso das empresas para informar quando será feito a quitação dos débitos.
LEIA TAMBÉM
Trabalhadores do transporte coletivo paralisam atividades nesta sexta-feira
Segundo o secretário, uma das empresas teria entrado em contato e informado que não há condições de pagar o vale, já que não há dinheiro em caixa. Por isso, estariam em busca de crédito com bancos.
“Os empregados têm compromisso. Tem contas que vencem ou que já venceram e precisam honrar esse compromisso. Entendemos toda dificuldade das empresas, mas elas tem que ver que os funcionários tem compromissos”, complementa.
Dias diz ainda que assim que houver um retorno por parte das empresas, uma assembleia deve ser convocada para decidir pela continuidade ou fim do movimento.
Todos os ônibus deixaram de circular nesta manhã. “100% dos ônibus estão parados já que 100% estão sem receber salário”.