Um equipamento auxiliar a Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização, CMTU, e a Polícia Militar a encontrar veículos com pendências como roubo e furto em Londrina. A parceria entre os órgãos acontece nesta terça-feira (22), na zona norte de Londrina.
O aparelho usa sistema OCR, Reconhecimento Óptico de Caracteres, que ajudam no monitoramento e rastreamento dos veículos. Na prática, se o veículo é roubado, furtado ou está com documentação atrasada, é emitido um alarme indicando que há irregularidade.
"O objetivo é melhorar a segurança no trânsito. Veículo furtados e roubados estão sendo buscados. Já veículos em mal estado de conservação vão ser fiscalizados", aponta o tenente da PM, Emerson Casto.
As OCRs são equipamentos específicos para as atividades de fiscalização preventiva, ostensiva e investigativa e estimula a promoção da segurança ao cidadão. "O aparelho vai ler os caracteres do veículo e se houver alguma pendencia, a informação é apresentada uma tela. Assim, a informação é apresentada a PM que vai fazer a abordagem. Consegue ver se se tem licenciamento atrasado, alerta de furto ou roubo. É uma ótima ferramenta de trabalho", comenta o agente da CMTU, André Stabilini.
Neste tipo de blitz, segundo o agente, tem ocorrido apreensões de veículos com valores expressivos em débitos e rodando pela cidade cometendo infrações diversas.
(com Evandro Ribeiro)