O estacionamento sobre ciclovias das ruas Paranaguá e Santos, na área central de Londrina, será proibido em qualquer horário a partir do dia 26 de outubro. A determinação foi divulgada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) nesta sexta-feira (21).
Atualmente, a permanência de
veículos nesses espaços é liberada de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e
aos finais de semana, a partir das 14h de sábado.
Com a mudança, as ciclofaixas das duas vias passarão a funcionar como as instaladas nas ruas Espírito Santo e Alagoas, onde a proibição de estacionamento é em tempo integral.
A CMTU afirma que a medida era uma reivindicação dos moradores da região que se queixavam de não poder utilizar os corredores para ciclistas no período noturno e aos sábados e domingos.
A prefeitura deve concluir a instalação de 42 placas de sinalização em cinco dias e, assim que o serviço for concluído, os motoristas que desrespeitarem a nova norma poderão ser multados.
Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre ciclofaixas ou ciclovias é infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e que gera cinco pontos na carteira. Além disso, os veículos estacionados poderão ser removidos ao pátio do município.
Os corredores para ciclistas nas ruas Paranaguá, Santos, Espírito Santo e Alagoas medem um metro de largura e foram projetados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).
As ciclofaixas foram implantadas entre 2015 e 2016. À época da instalação, a concepção dos projetos optou por manter o estacionamento noturno e aos finais de semana nas ruas Paranaguá e Santos, enquanto que Espírito Santo e Alagoas não foram contempladas com a possibilidade. Agora, com a proibição da permanência nas duas primeiras vias, todas as ciclofaixas da área central terão funcionamento padronizado.
O diretor de Trânsito, major Mário Celso Andrade, explicou que, após consulta ao IPPUL sobre o tema, a entidade se mostrou favorável à solicitação da comunidade.
Apesar de a região possuir alta demanda por estacionamento em determinados horários, do ponto de vista da mobilidade e segurança viária, a permissão de parada estava em desacordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que orienta prioridade dos modos de transporte não motorizados sobre os motorizados.
De acordo com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), a autorização para estacionamento em espaços como ciclofaixas diminui a segurança viária à medida que impede a passagem de ciclistas, obrigando-os a circular na faixa de rolamento dos veículos.