Todos os locais
Todos os locais
Trânsito

Estacionar sobre ciclovias das ruas Paranaguá e Santos será proibido

21 out 2022 às 12:01
Por: Portal Tarobá
- CMTU

O estacionamento sobre ciclovias das ruas Paranaguá e Santos, na área central de Londrina, será proibido em qualquer horário a partir do dia 26 de outubro. A determinação foi divulgada pela Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) nesta sexta-feira (21). 


Atualmente, a permanência de veículos nesses espaços é liberada de segunda a sexta-feira, das 19h às 7h, e aos finais de semana, a partir das 14h de sábado.


Com a mudança, as ciclofaixas das duas vias passarão a funcionar como as instaladas nas ruas Espírito Santo e Alagoas, onde a proibição de estacionamento é em tempo integral. 


A CMTU afirma que a medida era uma reivindicação dos moradores da região que se queixavam de não poder utilizar os corredores para ciclistas no período noturno e aos sábados e domingos.


A prefeitura deve concluir a instalação de 42 placas de sinalização em cinco dias e, assim que o serviço for concluído, os motoristas que desrespeitarem a nova norma poderão ser multados. 

Outras notícias

Homem morre em gravíssimo acidente na BR-369 em Cascavel

Carro capota na PR-180 em Cascavel; motorista não teve ferimentos

Acidente na PRc-467 em Cascavel envolve van e motocicleta


Conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar sobre ciclofaixas ou ciclovias é infração grave, com multa no valor de R$ 195,23 e que gera cinco pontos na carteira. Além disso, os veículos estacionados poderão ser removidos ao pátio do município.


Os corredores para ciclistas nas ruas Paranaguá, Santos, Espírito Santo e Alagoas medem um metro de largura e foram projetados pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Londrina (IPPUL).


As ciclofaixas foram implantadas entre 2015 e 2016. À época da instalação, a concepção dos projetos optou por manter o estacionamento noturno e aos finais de semana nas ruas Paranaguá e Santos, enquanto que Espírito Santo e Alagoas não foram contempladas com a possibilidade. Agora, com a proibição da permanência nas duas primeiras vias, todas as ciclofaixas da área central terão funcionamento padronizado.


O diretor de Trânsito, major Mário Celso Andrade, explicou que, após consulta ao IPPUL sobre o tema, a entidade se mostrou favorável à solicitação da comunidade. 


Apesar de a região possuir alta demanda por estacionamento em determinados horários, do ponto de vista da mobilidade e segurança viária, a permissão de parada estava em desacordo com a Política Nacional de Mobilidade Urbana, que orienta prioridade dos modos de transporte não motorizados sobre os motorizados.


De acordo com o Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), a autorização para estacionamento em espaços como ciclofaixas diminui a segurança viária à medida que impede a passagem de ciclistas, obrigando-os a circular na faixa de rolamento dos veículos. 

Veja também

Relacionadas

Cidade
Imagem de destaque

Homem fica ferido em acidente entre carro e moto no bairro Pacaembu

Cidade
Imagem de destaque

Caminhão tomba na marginal da BR-277, no viaduto da Petrocon em Cascavel

Cidade

Mulher é atropelada por carro no centro de Cascavel

Cidade

Acidente de trânsito é registrado na Estrada Chaparral em Cascavel

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Incêndio destrói pastelaria no Centro de Ibiporã; veja imagens do local

Cidade
Londrina e região

Flagra: motoristas rampam em quebra-molas instalado no meio da PR-445

Brasil e mundo
Mundo

China enfrenta novo surto de vírus cinco anos após pandemia de covid

Brasil e mundo
Brasil

Avião precisa desviar rota após passageiro interditar banheiro

Cidade
Londrina e região

Mistério: objetos iluminados são vistos no céu de Londrina durante a noite deste sábado

Podcasts

INOVAÇÃO

Podcast - FILL - EP01 - Andrea Prado, Fagner Neto e Luciana Vinci 05-12-24

FIIL
Imagem de destaque

Tarobá transmite podcast ao vivo durante Festival Internacional de Inovação de Londrina

TURISMO

Podcast A Hora do Café - EP4 - Fernanda Corrêa da Rota do Café

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.