O núcleo "Nossa Duque", do programa Empreender da Acil – Associação Comercial e Industrial de Londrina avançou um pouco mais no planejamento de mudanças reivindicadas para a avenida.
Os principais pontos de reivindicação são em relação ao trânsito. Entre as novidades, está a previsão da liberação da faixa de ônibus para os demais veículos das 9h às 16h a partir do fim do mês de maio.
Para que isso ocorra, a CMTU – Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização de Londrina ainda precisa providenciar a instalação de quatro câmeras e novas placas, além da divulgação da mudança.
“Será bom para o comércio e para as pessoas que vão ao comércio. Poderemos dar uma maior fluidez no trânsito que em certos horários há dificuldades. Temos sempre a prioridade com o transporte coletivo, mas sabemos que há um entre pico e então faremos com que as pessoas possam usar a faixa no horário das 9h às 16h. Essa pequena alteração trará fluidez e agilidade às pessoas que passam pela via”, explica o presidente da CMTU, Marcelo Cortez.
A avenida Duque de Caxias também contará com Zona Azul e receberá recape asfáltico. Em boa tarde da via há buracos que trazem prejuízos para os motoristas.
“A revitalização é muito importante, assim como na rua Sergipe, que ficou muito bonita. Queremos que nossa querida Duque de Caxias seja dessa forma. Há um orçamento já pronto para o recape do asfalto e está em processo de captação de recursos. As notícias são muito boas. Até que enfim a Duque de Caxias está sendo lembrada pelas autoridades o que nos deixa muito felizes”, ressalta o gestor do núcleo Nossa Duque, Luiz Eusébio.
Um projeto que recebe o nome de Roteiro Cultural prevê visitas guiadas, por agentes do Sesc Cadeião, em edificações antigas na Duque de Caxias, que conservam em detalhes um pouco da história de Londrina.