Motociclistas e triciclistas de todo o Estado do Paraná organizaram uma campanha para reivindicar Pedágio Zero para Motos e Triciclos a partir dos novos contratos de concessão a serem realizados este ano. Para tornar pública a mobilização, nesta quarta-feira (21) várias motociatas serão realizadas em praças estratégicas. Na região Oeste, as atividades acontecerão nas praças de Cascavel, Foz do Iguaçu e Corbélia. Outras ações simultâneas serão realizadas em praças da região de Maringá, Londrina e Curitiba.
O Posto Sabiazão, antigo Sabiá, na BR 277 logo após o trevo do Cataratas será o ponto de encontro de várias motos a partir das 14h. Por volta das 15h, pequenos comboios de motos irão em direção às praças de Pedágio da BR 277 sentido Curitiba e da PR 369, sentido Maringá.
“O objetivo é chamar a atenção de forma pública para nossa demanda. O movimento já entregou ofícios pedindo estudos de impacto para a implantação da tarifa zero ainda em 2020 nas mãos do Secretário de Estado da Infraestrutura Sandro Alex, e na ocasião da visita do Ministro Tarcísio Gomes de Freitas à Cascavel também entregamos para sua assessoria”, explica o coordenador regional, Dielson Kleber Pickler.
Ele acrescentou que a pauta da manifestação também inclui um repúdio às altas tarifas de pedágio que são praticadas no Paraná para todos os veículos. “Nós pagamos um dos pedágios mais caros do país. Isso precisa mudar no novo contrato, senão seremos explorados por mais 30 anos”, frisa.
As motos não danificam o pavimento e não se justifica o valor das tarifas cobradas. Além disso, a coordenação estadual do movimento lembra que os motociclistas contribuem com o turismo, além de diversas causas sociais, mas como não estão diariamente na mídia não se mensura o seu valor para com a sociedade como um todo.
Em Cascavel o contato é (45) 99962-4411, em Foz (45) 99997-7222 e de Cafelândia (45) 99923-1616.
Assessoria