Na manhã desta sexta-feira (21), a Transitar instalou uma rotatória no cruzamento das ruas Paraná com Romão Chrum, na região do bairro São Cristóvão, com o intuito de regular o fluxo de trânsito no local, que também deverá afetar o cruzamento anterior e o posterior.
A rotatória tornou-se uma das principais medidas de controle do trânsito, pois exige a atenção dos condutores ao transitar pela via, uma vez que ao ter uma rotatória o motorista precisa reduzir a velocidade para acessar a mesma, além de prestar atenção aos demais usuários da via que também transitam por ali, a fim de evitar acidentes. “A ideia da rotatória, além de ordenar o trânsito, reduz a velocidade também, porque os motoristas devem parar para dar a preferência e até para realizar o movimento na rotatória”, reforça o engenheiro de trânsito da Transitar, Juliano Denardin.
A escolha deste cruzamento se deu em razão do número de acidentes similar, nos três cruzamentos que são próximos, conforme dados estatísticos dos últimos 5 anos:
Rua Paraná x Rosa Norma Vessaro - Sete acidentes;
Rua Paraná x Romão Chrum - Sete acidentes;
Rua Paraná x Hermes Vessaro - Dez acidentes.
Com isso, a instalação no cruzamento deverá atender os três pontos, diminuindo assim, o número de acidentes, que é alarmante. “Fizemos o levantamento das estatísticas dos três cruzamentos e eles têm números parecidos de acidentes. Esperamos que instalando neste ponto, dê resultados positivos nos outros dois, reduzindo a velocidade também na Rua Paraná, que em tese é o grande causador dos acidentes”, afirma Juliano.
Semáforos x rotatórias
Estatísticas de acidentes demonstram que enquanto a rotatória chega a zerar o número de acidentes, os cruzamentos semaforizados lideram o ranking. Em Cascavel, dos oito cruzamentos que mais tiveram registros de sinistros em 2020, seis deles, possuem semáforos, o que comprova que este tipo de sinalização não inibe o número de acidentes, muito pelo contrário, pois muitos condutores não respeitam as regras estabelecidas e ao passar no sinal fechado, por exemplo, pode colidir com outros veículos. O cruzamento com maior número de registros foi da Rua São Paulo e Barão do Cerro Azul, com 14 acidentes no ano passado. Além disso, a rotatória tem custo muito mais baixo, tanto para instalação quanto para manutenção, se comparado aos valores investidos em semáforos.
Segundo a presidente da Transitar, Simoni Soares, pode-se concluir que enquanto o semáforo controla o trânsito e dá a sensação de segurança para aquele que está com o sinal aberto, muitas vezes colidindo com o outro, que desrespeita a parada obrigatória e aumenta a velocidade, a rotatória exige a atenção e redução de velocidade de todos os envolvidos. "Estamos priorizando a implantação de rotatória ao semáforo, nos cruzamentos que tecnicamente são possíveis, pois também a um consenso sobre a melhoria na fluidez do trânsito com relação ao semáforo", ressalta Simoni Soares.
CTB e educação de trânsito
De acordo com o Artigo 29 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tem a preferência na rotatória aquele veículo que já estiver em circulação. Isso significa que, mesmo que o motorista esteja parado, ele deve esperar aquele que estiver circulando passar.
No caso de não haver ninguém em circulação e dois carros chegarem ao mesmo tempo, em acessos distintos da rotatória, a preferência será daquele motorista que estiver à direita. Ainda existirá aquele que perguntará o que fazer na inusitada situação de todos os quatro veículos chegarem exatamente ao mesmo tempo aos acessos da rotatória. “Vale ressaltar que a regra do CTB permanece a mesma, só que, neste caso, é preciso uma dose de gentileza no trânsito para resolver o impasse”, ressalta a educadora de trânsito da Transitar, Luciane de Moura.
Ação educativa
A equipe de Educação de Trânsito da Transitar realiza nesta manhã (21), uma ação educativa para orientar os condutores que transitam pelo cruzamento da Rua Paraná com Romão Chrum sobre as mudanças e a implantação da rotatória.
Assessoria