O contrato com as concessionárias de Pedágio encerra em quatro meses e até agora não há definição sobre o que de fato vem pela frente. Por enquanto, a única certeza é de que não haverá prorrogação na vigência. O novo projeto precisa necessariamente passar pelos deputados, mas ainda não foi encaminhado para Alep.
De um lado, os contratos atuais na reta final e as Concessionárias cheias de compromissos que dificilmente serão cumpridos no prazo. De outro lado a indefinição sobre o novo modelo. Já é certo que em novembro a sucessão não estará resolvida e tudo indica que a haverá um tempo de cancelas liberadas. Bom para os motoristas, mas na verdade querem benefícios concretos.
O Paraná tem atualmente 27 praças de pedágio, em 2,5 mil quilômetros de estradas. O novo modelo proposto prevê licitar 3.327 quilômetros de rodovias estaduais e federais em seis lotes. Serão 42 praças de pedágio, 15 a mais do que atualmente, num prazo de concessão que tem validade de 30 anos. E uma delas entre Toledo e Cascavel.
O Estado e Ministério da Infraestrutura mantém no diálogo para o estabelecimento do novo modelo de pedágio.
Confira a reportagem de Fernanda Toigo que foi ao ar no Jornal Tarobá 1ª Edição.