A Prefeitura de Londrina concluiu as obras de reconstrução da avenida Winston Churchill, na região norte, e fará a entrega oficial nesta quarta-feira (23), às 11h, com toda a via liberada para o tráfego de veículos.
O prefeito Marcelo Belinati e secretários municipais vão acompanhar a liberação do último trecho da obra, que é a rotatória do Terminal Ouro Verde. A novidade neste ponto é que duas pistas vão passar por dentro da estrutura, ou seja, o motorista que segue na direção bairro-centro ou no sentido contrário poderá ir reto, sem necessidade de circundar a rotatória.
Para quem deseja acessar as ruas ou bairros adjacentes, como, por exemplo, a rua Tanganica e avenida dos Amigos, ou ainda, se desejar fazer manobra de retorno, aí sim haverá a necessidade de contornar a rotatória.
Semáforos foram instalados na localidade para organizar o fluxo do trânsito. Agentes da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU) estarão no local para orientar e coordenar o fluxo de veículos.
Outra melhoria na nova avenida Winston Churchill é que o condutor que deseja ir para a avenida Lucílio de Held poderá fazer a conversão ao lado do Autódromo Internacional Ayrton Senna, não precisando mais utilizar a rotatória.
A obra ainda possibilitou uma adequação geométrica para que os carros que forem utilizar a alça não bloqueiem as outras duas pistas, deixando o trecho com três faixas de rolamento, sendo uma exclusiva para o transporte coletivo.
As obras na avenida Winston Churchill fazem parte de um pacote de benfeitorias viárias que engloba ainda as avenidas Francisco Gabriel Arruda e Rio Branco. O serviço começou em março de 2020, executado pela Weiller Construção Civil, e teve um custo total de R$ 10.841.546.
A Winston Churchill compreende o trecho que inicia sob o viaduto da avenida Brasília (BR-369), e se estende até a rotatória no cruzamento com a avenida das Nações.
Além das melhorias já listadas, o asfalto da Winston Churchill foi totalmente reconstruído e a avenida ganhou um novo sistema de drenagem, com recomposição completa das galerias pluviais. Recebeu também a ciclovia interligando a avenida das Nações até o Terminal do Ouro Verde; calçadas, meio-fio, melhorias no canteiro central, além de iluminação em LED.