Um projeto de lei, apresentado pela vereadora Jessicão (PP) nesta quarta-feira (25), propõe a criação da “Vaga Azul” em Londrina.
As vagas seriam destinadas para embarque e desembarque de passageiros de transporte por aplicativos. O projeto propõe que as vagas sejam de curta duração e utilizadas para estacionamento de veículos em pontos estratégicos do centro e outros pontos movimentados da cidade, com duração de 1 minuto para embarque e desembarque. Caso o veículo exceda o tempo, poderão ser aplicadas sanções, como multa.
De acordo com o projeto, as vagas poderão ser utilizadas apenas por veículos de transporte de aplicativos devidamente identificados através de adesivos, logos, painéis iluminados ou qualquer outro tipo de identificador.
A fiscalização das vagas caberia aos órgãos competentes, como Guarda Municipal e CMTU.
A autora do projeto, vereadora Jessicão, justiça na PL que a criação da “Vaga Azul” fará com que o motorista não precise ficar rodando pelas ruas procurando uma vaga fixa para estacionar, facilitando a vida do motorista e do passageiro. Para a vereadora, a vaga exclusiva também trará melhorias no trânsito, evitando que motoristas parem em fila dupla, como ocorre atualmente, e desafogará o transporte público, já que, segundo a vereadora, muitas pessoas não utilizam o veículo de aplicativo pois têm grande dificuldade em embarcar ou desembarcar do veículo.
O projeto de lei precisa passar pela análise das Comissões da Câmara, para só depois ser votado em plenário.