O novo modelo de pedágio, apresentado na quarta-feira (11) pelo governo do Paraná e o Ministério da Infraestrutura em Curitiba, prevê uma redução nas tarifas em até 50% com a futura concessão. A apresentação contou também com a presença do ministro da infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
O modelo divide o novo anel de integração em seis lotes, compostos por 3 mil e 300 quilômetros de estradas. Essas se dividem em 65% federais e 35% estaduais. Os lotes vão a leilão na Bolsa de Valores de São Paulo, ainda sem data para ser realizado.
Na proposta, as praças atuais de pedágio já serão disputadas com desconto de 30%. Ganha quem oferecer o maior desconto. O governo acredita que a redução máxima será de 50% das tarifas atuais.
“Qualquer modelo que preserve caixa será bem sucedido. Quando você percebe que alguns dos maiores operadores de rodovia já estão te procurando, estudando o modelo de concessão do Paraná, é que você acertou na modelagem”, contou Tarcísio Gomes, ministro da infraestrutura.
Uma praça de pedágio que tenha uma tarifa de R$16,30, por exemplo, vai a leilão com uma redução média de 31%. Assim, o valor cairia para R$ 11,30. Conforme a proposta de cada empresa, o desconto seria maior.
Em relação à praça de Jataizinho, por exemplo, que é a mais cara do estado, o valor ficaria assim: o valor atual de 26,40 irá para leilão já com 31% de desconto, caindo para em torno de 18,20. Se a empresa conceder 26%, cai para 13,80 e, no caso de um desconto maior de 50%, a tarifa seria de 9,10.
Nos cálculos do próprio governo, o valor de Jataizinho, por exemplo, teria um preço em torno de R$13, contra os atuais 26,40 cobrados pela Triunfo Econorte.
Esse modelo prevê a criação de quinze novas praças, entre elas no acesso à PR- 445 em Tamarana. O valor está previsto em R$9,52. Vereadores londrinenses estiveram na quarta-feira (11) em Curitiba e entregaram um documento ao governo contra essa nova praça.