O Instituto Polo Internacional Iguassu abriu na segunda-feira (19), às 18h, as inscrições para preenchimento de 71 vagas remanescentes do programa Capacita Guias, que vai oferecer bolsas de estudo para guias de turismo de Foz do Iguaçu. A iniciativa tem apoio da Itaipu Binacional.
As inscrições poderão ser feitas até as 18h desta quarta-feira (21) mediante preenchimento de cadastro e ficha de inscrição digital on-line, que estarão disponíveis unicamente pelo link: http://bit.ly/CapacitaGuiasFoz.
O novo edital (nº. 02/2020) permite que guias de turismo que estão recebendo auxílio emergencial do governo federal participem da seleção. A ordem de inscrição será utilizada como critério de desempate. Portanto, é importante não deixar para fazer a inscrição na última hora.
Histórico
O primeiro edital para capacitação dos guias (nº. 01/2020) foi lançado no dia 6 de outubro, com a abertura de 150 vagas. Do total de inscrições, e após duas etapas de avaliação, 79 profissionais foram aprovados. Eles atenderam integralmente aos requisitos da seleção, verificados a partir de consulta ao registro de Guias do Cadastur, entrada no Parque Nacional do Iguaçu (PNI) e Portal da Transparência do governo federal.
Como as 150 vagas não foram preenchidas, foi aberto o novo edital (nº. 02/2020), para preenchimento das vagas remanescentes (71). A participação de guias que recebem auxílio emergencial, vetada no primeiro edital, foi liberada no segundo.
Qualificação
A capacitação tem previsão para começar no dia 27 de outubro de 2020. Os candidatos aprovados receberão uma bolsa-auxílio de R$ 450 pelo período de três meses.
O trabalho vai abordar novas formas de apresentar os atrativos turísticos de Foz e qualificar os guias na questão do atendimento, visando aumentar a satisfação dos visitantes. Os guias também vão aprender a trabalhar com rotas alternativas dentro do Parque Nacional do Iguaçu (PNI): as trilhas San Martin e a Trilha da Bananeira, além de outras já existentes.
Após o período da pandemia, a categoria poderá oferecer aos visitantes este novo circuito, com as novas trilhas. Dessa forma, o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio), entidade que administra o PNI, espera estimular a visitação da população no parque e, consequentemente, a demanda por esse serviço.
O Polo Iguassu foi escolhido para gerir os estudos por se tratar de uma entidade sem fins lucrativos, que atua há 24 anos no apoio às iniciativas, instituições e movimentos orientados para a integração, estruturação e desenvolvimento da Região Trinacional do lguassu (Brasil, Paraguai e Argentina) e do Mercosul.
Parte da capacitação será feita em parceria com o ICMBio, Sebrae, além dos atrativos turísticos de Foz e conta, ainda, com om apoio do Conselho Municipal de Turismo (Comtur).
Para mais informações sobre as inscrições, entre em contato com o Polo Internacional Iguassu pelo email: [email protected].
Fonte: Assessoria