O Santuário Nossa Senhora Aparecida, abrigará, temporariamente, nos próximos meses, a UBS da Vila Nova, que passa por reformas.
A sala de confissões deve ser usada para recepção e triagem. O anexo da igreja será, também, salão de espera. Duas salas de catequese serão cedidas aos atendimentos. A menor será usada para a Farmácia. A maior, deve ser dividida para receber os consultórios médicos.
As adaptações aproveitarão a estrutura existente: banheiros, bebedouros, entrada e saída com acessibilidade, área de estacionamento (terreno) e até entrada separada para ambulância (portão com rampa), se preciso.
Padre Rodolfo Trisltz, pároco, diz que “um dos braços da igreja é a questão social”.
A previsão da secretaria de Saúde é usar o espaço do Santuário por três ou quatro meses, justamente em um período de preparação e de festas importantes como o 12 de outubro, dia da Padroeira, e o Natal.
Enquanto isso, as atividades da Igreja e da UBS funcionarão paralelamente.
“A igreja vai continuar caminhando normalmente. Nós vamos entrar na dinâmica deles e eles na nossa” relata o padre Rodolfo.
Segundo a secretaria de Saúde, as UBSs da Vila Nova e a do Mister Thomas vão passar por pequenas reformas e serviços de manutenção, nos próximos dias, sem necessidade de transferência de atendimento para Unidades de outros bairros.
No caso do Mister Thomas, será possível usar um espaço ao lado, já que se trata de um centro comercial.
Apenas os pacientes da odontologia, por questões técnicas, devem ser realocados.
Ao mesmo tempo, a secretaria prepara a licitação para obras nas UBSS Guanabara, Chefe Newton, Irerê e Guaravera.
Felippe Machado, secretário de Saúde, conta que essas mudanças “fazem parte do processo de reestruturação da Saúde, que iniciamos em 2017 e, de lá para cá, 45 UBSs já foram reformadas. O objetivo é que até o final de 2024 todas elas estejam reformadas e reequipadas”.