A polêmica que envolve as obras da trincheira da Avenida Rio Branco com a Leste-Oeste está longe de acabar. O prazo para conclusão é em 26 de dezembro. Até o momento, mais de 70% foi executado.
Segundo o município, a empresa responsável, por enquanto, não fez nenhuma solicitação de prorrogação dos prazos. A Secretaria de Obras afirmou que se mais um aditivo foi solicitado, será necessária uma justificativa plausível.
Os trabalhos começaram em janeiro de 2021 e deveriam ter sido finalizados no início deste ano. Depois duas prorrogações, o prazo foi estendido para 26 de dezembro. O valor inicial de R$ 25 milhões, mas com o reequilíbrio contratual, chega a quase R$ 35 milhões.
Um relatório da Secretaria de Gestão Pública indicou que se o serviço continuar no mesmo ritmo, a entrega poderá ficar para o ano que vem. O documento está sob a análise da Secretaria de Obras, que reconhece que o ritmo não está bom, mas acredita que será possível entregar no prazo.
"Existe um indicativo que, no ritmo que está sendo feito, pode ser que [a entrega no prazo] não aconteça. É um indicativo. Como uma obra, isso pode ser revertido pela emperiteira. Nós sabemos que a parte mais difícil da obra, que tinha muitos problemas, já foi vencida. Então, nesse andamento, precisa acelerar", afirmou a secretaria interina de obras, Margarete Pongelupe.
O relatório também indicou que no edital de licitação que contratou a empresa responsável pela obra, a pintura da trincheira não foi incluída entre os serviços a serem executados. A Secretaria deve se reunir com a empreiteira e outros órgãos do município nos próximos dias.