Um grupo de moradores do Jardim Santa Mônica, na zona norte de Londrina, relata as mudanças no bairro, depois de aderirem à tecnologia para segurança. A interação entre os vizinhos, o uso das câmeras e de um aplicativo têm evitado furtos e assaltos.
Segundo Roberto Palomares, presidente da associação moradores, “nós não tínhamos muita segurança, tinha muito assalto, roubo, o vandalismo era enorme”.
O grupo de WhatsApp foi criado em 2018. São mais de 250 participantes, incluindo Policiais Militares. Há ainda as câmeras de segurança e alarme com sirene.
Um novo sistema integrado foi instalado recentemente na rua Anita Carvalho, totalmente coberta por 10 câmeras e com as imagens disponíveis para os moradores.
Para os moradores, ter todo o acesso e controle na palma da mão, é uma tranquilidade que não tem preço. De qualquer lugar, a qualquer hora do dia e da noite, é possível verificar se a casa e a família estão em segurança.
Mais três ruas devem ganhar esse sistema integrado em breve. Depois, a associação de moradores pretende expandir para todo o bairro.
Além de aproximar os moradores, no cuidado um com o outro, a tecnologia já ajudou o Gil a escapar de um assalto na casa da filha.
“Três elementos me abordaram, armados. Nós entramos na casa, alguém viu e achou estranho. Daí a pessoa acionou o alarme e isso ajudou bastante, porque os meliantes saíram ‘tudo’ correndo” conta Gil Nascimento.