O Sebrae/PR vai, mais uma vez, marcar presença na 35ª edição do Show Rural Coopavel. O evento, que ocorrerá entre os dias 6 e 10 de fevereiro, no Parque Tecnológico Coopavel, em Cascavel, terá programação especial no pavilhão Show Rural Digital que, neste ano, terá 4,6 mil m² e abrigará o Espaço Sebrae.
A parceria, de acordo com o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein, é importante porque, além de ser referência no agronegócio, o Show Rural tem se consolidado como um espaço de lançamentos inovadores e ponto de encontro para empreendedores, startups e investidores.
“O Show Rural Coopavel é um evento consolidado em nível nacional. A iniciativa da criação do Show Rural Digital foi um marco para fortalecimento do Ecossistema de Inovação do Oeste, denominado hoje como Iguassu Valley. Portanto, estarmos juntos e presentes nesse espaço faz todo o sentido para que a atuação do Sebrae seja mais efetiva juntos aos pequenos negócios e aos parceiros institucionais”, indica o gerente.
Programação prévia
Durante toda a semana, o Espaço Sebrae estará aberto para receber visitantes e empreendedores. Além disso, a programação também ocorrerá na Arena Hackathon, Praça da Inovação e Espaço Impulso.
De acordo com a agenda prévia (que pode sofrer pequenas alterações nos próximos dias), na segunda-feira (06), estão previstos o Iguassu Valley Show, que vai realizar palestras e painéis com especialistas em inovação, e encontro das empresas que possuem o Selo Alimentos do Paraná.
Na terça-feira (07), a agenda detalha a reunião da governança Agro Iguassu Valley; Open Innovation, um painel sobre inovação aberta; o lançamento do livro “A virada – como reinventar seu negócio”, escrito por colaboradores do Sebrae de todo o Brasil; a reunião da governança Agro Iguassu Valley; oportunidades de captação de recursos e o Fórum de Tecnologia de Informação das cooperativas.
Na quarta-feira (08), a programação contará com apresentação do Capital Empreendedor, um programa que ajuda startups a se preparar para receber investimentos e empreendedores para serem investidores de startups. Também está programada uma rodada de negócios entre investidores e startups de todo o Estado; preparação de pitches com Edson Mackeenzy para as startups que irão concorrer na batalha do Like a Farmer; palestras sobre ideação e o papel do ecossistema de inovação, formatação e aceleração de startups, e encontro do Founders Mulheres, grupo que reúne empreendedoras que lideram startups ou participam do ecossistema de inovação do Paraná e foi fundado durante o Show Rural 2022.
Na quinta-feira (09), a programação segue o Like a Farmer, espaço para pitches de startups ligadas ao agronegócio; reunião com agentes locais de inovação (ALIs), e o sexto encontro das Top 10 startups Oeste, apoiadas pelo Sebrae/PR, onde as startups mais promissoras do oeste paranaense apresentarão seus principais resultados e receberão informações em primeira mão sobre o lançamento do processo seletivo de 2023.
Na sexta-feira (10), haverá reuniões com a governança da Indústria 4.0 e SRI Iguassu Valley.
Além disso, o Sebrae/PR também apoiará o Hackathon Show Rural, maratona de programação que reúne cooperados da Coopavel, designers, programadores e empreendedores para propor soluções para problemas da agroindústria, em um tempo pré-determinado. Neste ano, o tema da maratona é “onde tudo se conecta” e as premiações serão divulgadas em breve pela organização do Show Rural Coopavel.
O Hackathon começará com desafios na quarta-feira (08) e início da jornada de programação na quinta-feira (09). O resultado será divulgado no fechamento do Show Rural.
“É um evento bastante completo e, a cada ano, vemos o crescimento do Show Rural Digital. Temos a expectativa de que, nesta edição, teremos ainda mais resultados e conseguiremos promover a inovação local, além de oportunizar conhecimento, trocas de experiências e um intercâmbio de ideias e soluções”, finaliza o gerente da Regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein.
Sobre o Show Rural
O evento é idealizado e realizado pela Coopavel desde 1989, com o propósito de difundir conhecimento, tecnologia e oportunidades para toda a cadeia do agronegócio e trabalhar pela produção sustentável de alimentos e com responsabilidade socioambiental.
São 720 mil m² preparados para receber os produtores rurais. A última edição recebeu 585 expositores e 285 mil visitantes, o que gerou R$ 3,2 bilhões em volume de negócios.
Neste ano, o evento ocorre entre os dias 6 e 10 de fevereiro, com abertura dos portões a partir das 7 horas da manhã. A entrada e o estacionamento são gratuitos.