A Frente Parlamentar de Infraestrutura e Mobilidade da Câmara Municipal de Londrina, composta por cinco vereadores, percorreu os distritos para fiscalizar a situação das estradas e pontes rurais. O vereador Régis Choucino, membro da Frente, destacou a precariedade das estruturas e a necessidade de inovações, como o asfalto rural, essencial para o escoamento da safra e o acesso à educação.
A Frente visitou as regiões de São Luís e Guaravera, onde existem seis pontes rurais de madeira que precisam urgentemente ser substituídas por pontes de concreto ou outro material mais sustentável, garantindo assim a trafegabilidade.
O secretário Gilmar, que acompanhou a visita, informou que estão sendo feitos paliativos nas pontes (troca de vigas e madeiras soltas). No entanto, projetos para substituição por concreto estão em fase final, com o objetivo de buscar recursos nos governos estadual e federal.
A primeira estrada rural a receber perfilamento asfáltico (em cima de estabilizador de solo) em Londrina será a Estrada do Rezende (Espírito Santo), cujo projeto foi preparado na gestão anterior e está sendo finalizado pela atual administração, aguardando apenas a ordem de serviço.
O vereador defende um projeto para que o recurso do Imposto Territorial Rural (ITR), atualmente distribuído em outras pastas, seja direcionado à Secretaria de Agricultura para investimentos nas estradas rurais.
A Frente Parlamentar reforça seu compromisso com o produtor rural e com todos que vivem nas áreas rurais de Londrina, cobrando agilidade na substituição de pontes e na pavimentação das vias vicinais.