Mais de 356 mil eleitores do Paraná correm o risco de ter o título de eleitor cancelado, caso não regularizem sua situação eleitoral até o dia 19 de maio. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), os eleitores faltosos estão sendo notificados para resolver pendências, que incluem não ter votado, não pago a multa ou não se justificado nas últimas eleições.
Os municípios com maior número de eleitores nesta situação são:
- Curitiba: 66.703
- Londrina: 23.678
- Maringá: 13.696
- Ponta Grossa: 12.198
- Cascavel: 11.513
- São José dos Pinhais: 10.739
- Foz do Iguaçu: 9.660
- Colombo: 8.280
O Código Eleitoral estabelece que o título será cancelado para quem não votar em três eleições consecutivas, não pagar a multa ou não justificar a ausência nos prazos estabelecidos. Vale destacar que cada turno é considerado uma eleição. O cancelamento não se aplica aos eleitores para quem o voto é facultativo, como aqueles com mais de 70 anos ou os analfabetos.
Para regularizar a situação, o eleitor deve pagar uma multa de R$ 3,51 por turno, podendo fazer isso tanto online quanto presencialmente nos cartórios eleitorais. Caso o pagamento não seja realizado até o prazo final, o título será cancelado e o eleitor ficará sujeito a uma série de restrições. A situação pode ser consultada no site do TSE, no aplicativo e-título ou diretamente nos cartórios eleitorais.