Todos os locais
Todos os locais

Selecione a região

Instagram Londrina
Instagram Cascavel
Campo Vivo
Paraná

Escola do Mar: Nova unidade de ensino em Paranaguá focará na economia litorânea

Projeto governamental capacitará 200 alunos por ano em áreas estratégicas como hotelaria e cultivo de frutos do mar; aulas começam em abril.
22 mar 2026 às 10:00
Por:
Foto: Tarobá

O Governo do Paraná converteu a antiga residência oficial de veraneio dos governadores, no Parque Estadual Ilha das Cobras, na nova Escola do Mar. O projeto recebeu um investimento de R$ 10 milhões para adaptar o espaço, localizado na baía de Paranaguá, em uma unidade de ensino voltada à economia do litoral. As aulas devem começar em abril, com foco inicial em cursos de curta duração nas áreas de gastronomia e hotelaria.


A estrutura oferecerá capacitação técnica para cerca de 200 alunos por ano, em ciclos trimestrais. A partir de julho, a Secretaria de Estado da Educação planeja abrir cursos técnicos subsequentes, com duração de um ano e meio, para estudantes que já concluíram o ensino médio. O transporte dos alunos das ilhas vizinhas até a unidade será realizado por barcos. "Estamos entregando a Escola do Mar para os filhos dos paranaenses que moram no nosso litoral, os caiçaras", afirmou o governador Ratinho Júnior (PSD).


Além da hotelaria, o centro planeja implantar cursos de aquicultura em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). O objetivo é ensinar o cultivo de ostras, mariscos e robalos em tanques-rede. Segundo o governo, a iniciativa visa preparar os jovens locais para o crescimento do turismo na região. A ilha possui 52 hectares de Mata Atlântica e serve como santuário para tartarugas marinhas jovens, permanecendo sob monitoramento do Instituto Água e Terra (IAT).


O local acumula diferentes funções históricas, tendo abrigado um hospital de quarentena e um reformatório antes de se tornar casa de veraneio oficial. Em 2019, o espaço foi transformado em centro de educação ambiental e desenvolvimento sustentável. O diretor-presidente do IAT, Everton Souza, afirma que a intenção é abrir a ilha para visitação pública, incluindo atividades de caminhada e exploração gastronômica, respeitando a preservação dos recursos hídricos e ambientais.

Siga a Tarobá no Instagram

Veja também

Relacionadas

Campo Vivo
Imagem de destaque

CAMPO VIVO - edição de 28-06-26.

Campo Vivo
Imagem de destaque

Saúde mental no agro: índices de depressão no campo superam da cidade

Agro

Conheça a 'Brasileirinha', a abobrinha verde e amarela da Embrapa

Campo Vivo

Além da xícara: café brasileiro vira matéria-prima na beleza

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Decreto autoriza desapropriações para viaduto na zona sul

Cidade
Cascavel e região

Militar da reserva é preso suspeito de matar esposa em Cascavel

Cidade
Londrina e região

Mulher a caminho do trabalho é perseguida por homem nu

Cidade
Londrina e região

Radares e fiscalização flagram quase mil motoristas usando celular

Cidade
Londrina e região

Londrina tem duas novas mortes por vírus respiratórios; confira

Podcasts

Tá no Pod Shopping JL | EP 3 | Bastidores da Gastronomia de Eventos | Cezar de Oliveira e Léia Aparecida

Curiosidades com Ana Andrade | EP 4 | A Feijoada Perfeita | Alessandra Saldeira

Tá no Pod Shopping JL | EP 2 | O Segredo dos Loteamentos em Cascavel |Vanderlei Dionizio

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.