A cidade de Assaí, no norte do Paraná, com sua forte herança cultural japonesa, está se destacando globalmente. Reconhecida como uma das "7 Cidades Mais Inteligentes do Mundo" pelo Fórum de Cidades Inteligentes (ICF), o município mostra como a inovação e a tecnologia estão transformando a educação, criando um ambiente favorável para o desenvolvimento de talentos e a atração de investimentos.
O prefeito Tuti Bomtempo destaca que a educação é o pilar central para o desenvolvimento da cidade. Projetos criados por alunos, como um biodiesel e um elevador adaptado para pessoas com deficiência, mostram o resultado de um sistema que incentiva a inovação desde cedo.
O secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Igor Lima Freire Oliveira, ressalta o ecossistema "Vale do Sol" e a criação de um aplicativo para agendamento de serviços de saúde como exemplos do avanço local. O Prefeito Bomtempo reitera a importância da educação como o legado que ele quer deixar para a cidade.
A cidade busca preservar a presença da cultura japonesa, com destaque para o templo budista e o castelo japonês. Além de outras atividades tradicionais como: o canto japonês. Reforça a continuidade da cultura na cidade.