No dia 29 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional de Combate ao Fumo, uma data instituída pela Lei nº 7.488 de 1986. A iniciativa visa alertar a população sobre os riscos do tabagismo e mobilizar a sociedade contra os prejuízos sociais e à saúde causados pelo uso do tabaco.
Apesar da redução de 40% no número de fumantes na última década, o país ainda enfrenta um cenário preocupante: cerca de 10% das mortes no Brasil são causadas por doenças relacionadas ao fumo.
A nicotina, substância presente no cigarro, é a principal responsável pela dependência química, resultando em sérios problemas de saúde como doenças respiratórias, vários tipos de câncer, além de danos aos dentes e à garganta.
No quadro Saúde em Ação, o pneumologista Dr. Fábio Alex ressalta a importância do acompanhamento médico para quem deseja parar de fumar. Segundo ele, o suporte profissional é fundamental para vencer a dependência e minimizar os riscos à saúde.
O Dia Nacional de Combate ao Fumo reforça que a prevenção ainda é a melhor forma de proteção, e que a luta contra o tabagismo deve ser contínua e coletiva.