O ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete réus foram condenados pela Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) por todos os crimes relacionados à tentativa de golpe de Estado. Bolsonaro recebeu pena de 27 anos e três meses de prisão. A decisão ainda cabe recurso.
Segundo o advogado criminalista Rafael Junior Soares, a condenação se apoiou na grande quantidade de provas. Ele destaca que a materialidade dos crimes estava clara, e que até mesmo os advogados de defesa reconheceram os fatos, atuando para contestar a autoria das ações atribuídas aos réus.
Outro ponto que chamou atenção foi o voto do ministro Luiz Fux, que divergiu até mesmo de algumas linhas adotadas pelas defesas, especialmente em relação à materialidade das provas.
A defesa de Bolsonaro e de outros réus também contestou a competência da Primeira Turma para julgar o caso, argumentando que o julgamento deveria ter sido conduzido pelo Plenário completo do STF. O advogado explica o que está por trás disso e traz mais detalhes sobre a condenação de Bolsonaro. Veja no vídeo!