Em meio à rotina intensa, trabalho, família e responsabilidades, muitas mulheres acabam se colocando sempre por último. Mas existe um espaço que funciona como respiro: a amizade. Aquelas conversas sem julgamento, o apoio silencioso, a risada que alivia e os encontros que recarregam.
Mais do que momentos de lazer, as conexões femininas podem ter um impacto real na saúde emocional e na autoestima. Mas o que torna uma amizade realmente fortalecedora? E como cultivar relações que somem, em vez de drenar energia?
Para falar sobre esse tema tão presente na vida das mulheres, o Vitrine Revista recebe a terapeuta e reprogramadora mental Solange Leite Vidal.
A especialista explica a diferença entre ter conhecidas e ter amigas de verdade, o que faz uma amizade gerar impacto positivo na saúde emocional e por que essa identificação entre mulheres é tão potente.
Ela também destaca como encontros como uma “Noite das Meninas” podem parecer simples, mas têm efeito psicológico importante, contribuindo para a redução do estresse. Solange explica como identificar se uma relação é saudável ou já está gerando competição, inveja ou desgaste emocional, além de reforçar que a escuta ativa é muito mencionada, mas nem sempre praticada. Ela ainda aponta o que muda em uma relação quando a mulher se sente realmente ouvida.