Acidente

Criminalística divulga perícia de acidente que matou quatro crianças

25 out 2023 às 12:29

O Instituto de Criminalística divulgou, nesta quarta-feira (25), o resultado da perícia do acidente que matou quatro crianças no Distrito de São Luiz.


À época do acidente, em meados de setembro, o delegado responsável entendeu que se tratava de um homicídio com dolo eventual; no entanto o Ministério Público entendeu diferente e classificou como homicídio culposo.


Sobre a conclusão do inquérito, Luciano Bucharles, chefe da Criminalística, diz que, de fato, o motorista da Kombi teve a visão atrapalhada pelo pôr do sol.


“Um dos pontos questionados, à época da solicitação deste exame, era essa condição de visibilidade em virtude do pôr do sol - que o pôr-do-sol teria atrapalhado a visibilidade do condutor da Kombi. Efetivamente, nós estivemos, no dia seguinte, no horário aproximado do acidente, fizemos diversas captações de imagens deste pôr do sol e, aí, em combinação com a informação do Siate, nós podemos concluir que efetivamente o condutor da kombi não visualizou a pista. Ele não tinha condições de visualização da pista e nem das crianças. Tanto é que, no nosso entendimento, ele passa reto. Ele não chega a efetuar a curva; ele passa reto e, infelizmente, impacta contra as quatro crianças”.


Sobre a velocidade, Bucharles relata não ter tido parâmetros para calcular a velocidade mínima: “os cálculos realizados pela Polícia Científica têm que seguir critérios objetivos, isentos de dúvidas, porque nós temos que ter segurança e certeza do que estamos apresentando à justiça. Neste caso, não tivemos condições de calcular a velocidade mínima, e isso não é especificamente com relação a este caso e nem especificamente com relação ao nosso estado; isso acontece ao redor do mundo. Nem todos os acidentes nós conseguimos obter os parâmetros mínimos de cálculo”.


Bucharles relata que os laudos dos exames já foram encaminhados à autoridade policial que cuidará do caso e ressalta que, em caso de novas dúvidas, a Polícia Científica está à disposição das autoridades.