Blog do Nassif

A arte e o talento negro em exposição fotográfica

17 nov 2025 às 18:53

A partir desta terça-feira, 18 de novembro, até 16 de janeiro, o Sesc Cadeião recebe a exposição “Visões da Genialidade Cultural Negra”, projeto expográfico idealizado pelo fotógrafo e diretor criativo João Júnior.

Em evidência, imagens de artistas e personalidades negras de Londrina em composições elaboradas que celebram a força criativa, a diversidade estética e a contribuição afro-brasileira à cultura local.
É uma alegria ver minha comunidade confiar no meu olhar e poder mostrar corpos, identidades e trajetórias diversas”, afirma.


Aprovado pela Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Paraná, com recursos da Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura, Ministério da Cultura – Governo Federal, o projeto mostra, através das fotos, o talento e a contribuição na arte e em diversos setores de cada um dos protagonistas.

Por muitas vezes, nós, pessoas negras, tivemos nossas vozes silenciadas e imagens apagadas. Nossa sociedade possui certo hábito em branquear o que é belo, ainda que esse seja um conceito individual, sem ao menos saber quem está por trás de feitos tão significativos.


A exposição vem mostrar o trabalho de pessoas negras do universo trans, com a condição do vitiligo, corpos diversos, tonalidades e cabelos diversos, e me enche de orgulho ter a confiança da minha comunidade preta confiando no meu trabalho enquanto também artista”, comenta Junior.

O trabalho, nas palavras do fotógrafo, é um agradecimento à cidade de Londrina que o fez se reconhecer enquanto artista.


Esse projeto me abraça e traz os meus junto, pessoas que admiro”, completa.

Em tempo: a mostra acontece no hall de entrada do Sesc Cadeião e é gratuita.


Em destaque, neste post, fotos de João Junior. As fotos de backstage são de Henrique Antonelli.


Serviço: Exposição fotográfica “Visões da Genialidade Cultural Negra” de João Junior

Data: de 18  de novembro a 16 de janeiro

Sesc Cadeião (Rua Sergipe, 52)

Horário de visitação:  de terça a sexta, das 9h às 21h. Aos sábados e domingos, das 9h às 18h

Gratuito

Classificação indicativa: livre