Blog do Nassif

Reconstrução mamária: sensibilidade e ciência em foco no Outubro Rosa

16 out 2025 às 12:00

Entre os muitos caminhos da cirurgia plástica, o médico londrinense Dr. Marco Aurélio Cruciol se destaca pelo olhar atento e humano às possibilidades de vida após o câncer de mama. À frente da Clínica Haar, que divide com a médica dermatologista Priscila Taguti, com quem é casado, ele eleva tal sensibilidade pela dedicação à oncoplástica, uma área que une a cirurgia oncológica à cirurgia plástica reparadora, em um trabalho conjunto com mastologistas e oncologistas.


Na prática, a oncoplástica permite que o tratamento do câncer e a reconstrução da mama sejam planejados e realizados no mesmo processo, o que reduz impactos físicos e emocionais.

As mulheres merecem enfrentar esse processo sem carregar cicatrizes que as definam. A reconstrução da mama é parte importante desse caminho”, explica Dr. Marco.


Ele acrescenta que as técnicas de reconstrução evoluíram muito nas últimas décadas. Hoje, os procedimentos podem incluir próteses, expansores de pele, retalhos que utilizam tecidos do abdômen ou das costas e até mesmo a lipoenxertia, método que aproveita a gordura da própria paciente para melhorar contorno, qualidade da pele e até amenizar efeitos da radioterapia. Há ainda a possibilidade de cirurgias conservadoras, em que apenas parte da mama é retirada, aproveitando o tecido remanescente para a reconstrução.


A campanha Outubro Rosa abre espaço para destacar os avanços da medicina e da ciência a serviço da autoestima e da qualidade de vida das mulheres que enfrentam a doença. É sempre bom lembrar que a luta contra o câncer de mama envolve diagnóstico precoce, tratamento e reconstrução mamária como possibilidade de vida plena após a doença”, ressalta ao Blog.