Todos os locais
Todos os locais
Cotidiano

A “Síndrome do Hardy”: Oh Céus! Oh vida! Oh azar!

08 nov 2017 às 09:10
Por: Marcos Giraldi

É um clássico dos desenhos animados. Se você tem mais de 30 anos, provavelmente vai se lembrar de Lippy & Hardy. Se tiver menos que isso, basta dar uma busca no Google e encontrará muitas referências a esse desenho de Hanna Barbera.

Lippy é um leão com muita iniciativa. Está o tempo todo bolando planos para se dar bem. Hardy é uma hiena, companheira de Lippy. Pessimista, sempre pra baixo. Nunca acredita que terá sucesso. Repete constantemente a frase: “Oh céus! Oh vida! Oh azar! Isso nunca vai dar certo!”

Hardy é vítima de uma armadilha da mente: o “Coitadismo”.

No último artigo, eu falei sobre o “Conformismo”, que atinge quem espera as coisas caírem do céu. Acredita que o destino está traçado e, assim, não reage. Aceita passivamente as dificuldades, as barreiras físicas. É escravo dessa armadilha da mente. O resultado? Fica paralisado, refém de suas emoções e de seu conformismo.

De acordo com o psiquiatra, autor da Teoria da Inteligência Multifocal, Augusto Cury, o “Coitadismo” é outra armadilha da mente. É A ARTE DE TER PENA DE SI MESMO! É o conformista potencializado.

Outras notícias

Entenda como montar looks confortáveis e elegantes!

Pais de gato: existem mais tutores de felinos do que de cães no mundo

Fim da checagem de fatos no Instagram e Facebook: especialista explica o impacto

O coitadista, além de não ter iniciativa, ainda se lamenta daquilo que não acontece na sua vida. Faz propaganda de suas crenças irreais. Diz para todos que é um desafortunado. Acredita firmemente que nada do que fará dará certo! Anuncia isso aos quatro ventos, como um mantra.

É o Hardy!!!

Essa vítima da própria mente tem crenças derrotistas. Não sabe que é autora do próprio destino e que, com as ferramentas certas de Gestão da Emoção, superará todas as dificuldades. Fica esperando que os outros façam por ela aquilo que só ela pode fazer. Até tem ambição, mas fica paralisada no pessimismo e na armadilha psicológica do “não consigo”, “não vai dar certo”, “sou um derrotado”.

Já falei em outro artigo aqui no blog que pensamentos são só pensamentos. Não são reais. É uma simulação da realidade que existe só na cabeça de quem está pensando. Neste sentido, tenho outra notícia perturbadora para você: nossa mente não sabe distinguir o que é real do que é imaginário. Se você pensa que é um derrotado, sua mente vai acreditar nisso! E você realmente se tornará um derrotado!

Em outras palavras: sua mente acredita em você!!! Acredita naquilo que não é real! E mais: vai fazer de tudo para que aquilo realmente se materialize em fato. Vai querer provar que você está certo!!!

Já viu algum conformista ou coitadista se dar bem na vida? Ele não sabe que a derrota começou bem antes, nos pensamentos.

Por outro lado, certamente você deve ter inúmeros exemplos de pessoas que acreditaram em si, não se curvaram aos pensamentos coitadistas ou conformistas e superaram todas as dificuldades.

Falo mais: não conheço uma pessoa sequer que, com pensamento positivo, foco, planejamento e dedicação, não tenha tido sucesso na vida! A mente vai transformar a atitude mental positiva em sucesso!!!

Como superar o coitadismo e o conformismo? O segredo está no AUTOCONHECIMENTO!

Já dizia Sócrates: “CONHEÇA-TE A TI MESMO!”. A frase completa é: "Conhece-te a ti mesmo e conhecerás os deuses e o universo." Ao se conhecer, você conhecerá os deuses que existem dentro de si e como o universo é abundante! Saberá que você é fruto de suas crenças e de seus valores. Saberá que crenças são essas, a origem delas e, assim, terá condições de superá-las.

O autoconhecimento permitirá que você construa uma nova realidade.

Lembre-se sempre de se lembrar de nunca esquecer de lembrar: pensamentos são só pensamentos, e sua mente não distingue o que é real e o que está só na sua mente!

Você prefere que sua mente acredite que você é um coitado, um derrotado? Ou prefere que sua mente acredite que você conseguirá tudo o que quiser?

É daí que vem a força para materializar todos os seus desejos!

Para fechar, recomendo um filme que retrata bem a força de acreditar em si, mesmo diante de todas as dificuldades: “À Procura da Felicidade”. Baseado em fatos reais, esse filme mostra o drama de um pai solteiro, que não tem onde morar. Mas que, com pensamento positivo e muito foco, não se dobrou ao comodismo e ao coitadismo.

E você? Seguirá refém dos seus pensamentos? Seguirá prisioneiro das armadilhas da mente?

Eu acredito em você! Sua mente também! Tenha qualidade nos pensamentos e supere todos os desafios!

No próximo artigo, falarei de outra armadilha da mente: o medo de reconhecer erros. Até lá!

Veja também

Relacionadas

Tarobá Cidade
Imagem de destaque

Que tal começar a investir em 2025? Especialista dá dicas

Tarobá Cidade
Imagem de destaque

Saúde auditiva: cuidado preventivo deve ser uma meta para o seu ano

Tarobá Cidade

Confira a programação especial de férias da Biblioteca Infantil

Tarobá Cidade

RG para pets: entenda o que é e como funciona a documentação

Mais Lidas

Cidade
Londrina e região

Preso injustamente: Javali é solto após 43 dias como suspeito de matar avó e neta

Cidade
Londrina e região

Irmãos morrem em menos de 12 horas em Apucarana e são sepultados no mesmo dia

Cidade
Londrina e região

Acusado diz que matou avó e neta em Jataizinho após roubar R$ 100

Brasil e mundo
Mundo

Mulher mata 40 criminosos de facção ao dar empadas envenenadas a eles

Cidade
Cascavel e região

Forte chuva e ventania causam estragos nos telhados e coberturas da Ceasa de Cascavel

Podcasts

Podcast PodGuest | EP 9 | Empreendedorismo, marketing e entretenimento | Gabriel d'Avila

Podcast Heróis e Vilões | EP 6 | O Herói Dentro de Nós | Matheus José Vioto

Podcast Café com Edu Granado | EP 11 | A Força da Persistência Empreendedora | Lucas Olivetti

Tarobá © 2024 - Todos os direitos reservados.