Sabe aqueles doces que são tão bonitos que a gente começa comendo com os olhos? Destes que eu estou falando! Doces portugueses, feitos por um português que deixou a terrinha e tem adoçado o paladar londrinense! Tás a ver?
A história é a seguinte:
O João Carlos Lopes de Jesus aprendeu o ofício em uma confeitaria tradicional de Lisboa, ainda na adolescência. Ali ele conheceu segredos culinários portugueses que atravessam séculos!
A Elaine Oliveira é londrinense e foi trabalhar em Lisboa. Ficou 10 anos por lá! Ela ficava impressionada pelos detalhes nos formatos e o sabor das sobremesas portuguesas. Foi então que resolveu frequentar mais a cozinha, para aprender as receitas. Acabou casando com o confeiteiro!
Quando a Elaine e o João vieram pra Londrina decidiram ficar e abriram a Doceria Portuguesa, ali no Shopping Quintino.
Todos os doces são feitos pelo português, durante a madrugada. Ele começa a produção na primeira hora do dia. Os cuidados com os recheios, caldas e massas folhadas garantem os belos formatos e sabores.
Os pastéis de Santa Clara e de Belém são os mais procurados! Portugueses que vivem em Londrina confirmam: são tão bons quanto os de além-mar! As massas são crocantes e mesmo artesanais, são finíssimas! Os cremes são delicados, não sobressai de forma alguma o gosto de ovo ou da farinha!
E por falar em doce português, sabia que o costume brasileiro de comer doces vem da época do Brasil colônia? Uma delicadeza que por séculos separou os nobres dos plebeus.
As receitas mais tradicionais foram criadas em segredo, no silêncio de conventos de Lisboa, ainda no século 13. No Brasil, três séculos depois, as monjas portuguesas começaram a vender os doces! Os lucros serviam para pagar impostos à Coroa e também ao Vaticano! Daí a expressão: comer rezando!
A doceria portuguesa fica na praça de alimentação do Shopping Quintino, na rua Quintino Bocaiúva, 812. O telefone é o 43 3024-3644.