O excesso de umidade no Oeste do Paraná continua como uma preocupação dos produtores e já ocasiona prejuízos nas lavouras de soja da temporada 2017/18. Além da dificuldade em realizar os tratos culturais nas plantações, os agricultores relatam a queda de vagens, o que deve impactar no rendimento neste ciclo.
Os eventos climáticos têm sido tão intensos na região que obrigaram até mesmo a cooperativa de Palotina, a cancelar seu tradicional Dia de Campo de Verão deste ano em razão do excesso de chuvas. As atividades aconteceriam nos dias 16 e 18 de janeiro.
Dados do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) apontam para um volume acumulado de chuvas de até 200 mm nos últimos 15 dias e os impactos sobre as lavouras já é inevitável.
Em muitas regiões, como Assis Chateaubriand, as lavouras já apresentam perdas consolidadas, mas que ainda não podem ser quantificadas, segundo ressaltou o presidente do Sindicato Rural do município, Valdemar Melato.
O cenário é o mesmo na região de Palotina. O presidente do Sindicato Rural, Nestor Antônio Araldi, reforça que também há queda de vagens, quadro que já resultou em perda de produtividade. "Também faltou luminosidade para o desenvolvimento da cultura da soja. Em janeiro, tivemos apenas 2 dias de sol na região", completa.
O atraso no Ciclo também é inevitável, segundo os engenheiros agrônomos. O forte da colheita deverá ser na metade de fevereiro.
As aplicações de inseticidas também tiveram que ser reforçadas porque o percevejo e a mosca branca atacam mais com essa humidade toda.
Em seu último boletim informativo, o Deral (Departamento de Economia Rural), reportou que 87% das lavouras apresentavam boas condições e 13% estavam em condições medianas. Nesta temporada, foram semeados 5,46 milhões de hectares com o grão e a expectativa é que sejam colhidas 19,3 milhões de toneladas.
Ferrugem Asiática
Com 88 casos confirmados da doença, o estado do Paraná lidera o ranking de ferrugem asiática no Brasil. As informações fazem parte do levantamento realizado pelo Consórcio Antiferrugem.
Fonte: Notícias Agrícolas/Crédito Foto: David Clemente