Você é daquelas pessoas que faz muita coisa e, no final do dia, tem a sensação de não ter feito nada?
Pois é! Muita gente vive esse dilema. Se você se identificou com o tema, recomendo fortemente que você leia esse artigo.
O segredo para sair dessa armadilha onde fazemos tudo, com pouco resultado, está em uma única pergunta: O QUE É REALMENTE IMPORTANTE?
Hoje vou lhe ensinar uma ferramenta poderosa que aplico em meus clientes de Executive Coaching. A ferramenta chama-se ABCDE, e tem como objetivo definir o que realmente deve ser priorizado, principalmente no trabalho.
Faça uma lista de tudo o que você faz na sua rotina profissional. Coloque tudo. Desde checar e-mails, responder mensagens de whatsApp, reuniões com chefes ou subordinados, visita a clientes, emissão de documentos etc. COLOQUE ABSOLUTAMENTE TUDO. Você terá uma ideia da quantidade de coisas que, efetivamente, tomam seu tempo.
Fez a lista? Ótimo! Agora acrescente com atividades que são muito importantes, mas que você não faz por um motivo ou outro.
Depois, classifique as atividades numa escala de (A) ALTO, (B) MÉDIO E (C) BAIXO IMPACTO, da seguinte forma:
A – Alto Impacto. Grande importância, com consequências altamente positivas. Quais são suas atividades diárias que lhe trazem grandes resultados para sua vida como um todo?
B – Médio impacto. Possui importância, mas, se não forem realizadas, trarão poucas consequências para a realização de seus objetivos. Quais tarefas são urgentes, mas possuem pouca influência para realização do seu objetivo. São tarefas que, usualmente, trazem consequências para outras pessoas.
C – Baixo Impacto. Seria bom, mas com pouca consequência. Quais tarefas não possuem importância, não são urgentes e trazem poucas consequências imediatas para realização de seu sonho.
Na sequência, dentro de cada categoria, priorize e numere aquelas que são MAIS IMPORTANTES. Dentre todas as atividades que estão na categoria “A”, qual é aquela FUNDAMENTAL para o sucesso de seu trabalho? E qual vem na sequência? Assim, você terá as atividades imprescindíveis no topo da pirâmide, classificadas como A1, A2, A3... E assim sucessivamente.
Faça o mesmo com as atividades B e C.
No final, você terá uma lista do que deve ser priorizado e o que pode ser, efetivamente, deixado para depois. Também perceberá que muita coisa pode ser delegada a outra pessoa ou simplesmente eliminada da sua lista.
Entendeu o por quê da ferramenta se chamar ABCDE? Observe o passo a passo:
Classificar (A, B, C);
Delegar (D);
Eliminar (E).
Por fim, mensure o tempo necessário para aquela atividade que é IMPORTANTE. E coloque na sua agenda, com o tempo previsto para execução. Aquele tempo será destinado para fazer o que realmente te trará resultados impactantes. Com ATENÇÃO FOCADA. Afinal, se você fizer duas ou três coisas ao mesmo tempo, não fará nada direito.
Quer saber mais sobre a ferramenta ABCDE e outras ferramentas do Executive Coaching? Procure a Skale Desenvolvimento Humano. Desenvolvemos pessoas para potencializar resultados.
Acesse skale.com.br e saiba mais.
Até o próximo artigo!