Na região de Assis Chateaubriand/PR, os produtores rurais estão preocupados com as lavouras destinadas ao milho safrinha, tendo em vista que já tem perdas significativas por conta da estiagem. Diante desse cenário, a localidade está há mais de 15 dias sem chuvas generalizadas.
De acordo com o presidente do Sindicato Rural do município, Valdemar Melato, o milho está em um estágio de desenvolvimento critico, na qual 50% das lavouras estão em fase de pendoamento e outros 30 % em estágio de boneca, em que necessita de muita chuva.
Contudo, as previsões climáticas indicam chuva na região a partir do dia 1 de maio, porém não há umidade no solo.
Em relação à produtividade, a expectativa é que nesta temporada o rendimento fique abaixo da média.
Nesta temporada, os agricultores tiveram problemas com a incidência de ataques da lagarta do cartucho e percevejos que também pode contribuir para a quebra na safrinha do milho. “Teve lavouras que o produtor preciso aplicar cinco vezes os fungicidas para combater o percevejo, mas mesmo assim afetou as áreas. Além disso, a lagarta do cartucho não tem nenhum produto eficiente”, ressalta Melato.
No entanto, cerca de 90% dos produtores da região possuem seguro das lavouras por conta dos riscos climáticos serem maiores na safrinha.
Fonte - Noticias agrícolas