Cotidiano

O exemplo do agricultor

20 out 2017 às 20:25

Olá amigos! Já é noite de sexta feira e hoje o dia foi intenso. Estive em Palotina para fazer a cobertura jornalística da visita do Presidente da República Michel Temer, na inauguração do maior abatedouro de peixes do Brasil. Sai de lá, feliz. 

Feliz em poder constatar que o agricultor é verdadeiro na essência e sabe se portar perante autoridades de forma bem melhor do que muitos letrados que vejo por aí. Michel Temer chegou a cidade sob forte esquema de segurança, normal para visita de qualquer presidente em qualquer parte do pais. Mas quando o Presidente da República pisou em terras palotinenses, algo diferente aconteceu. 

Temer quebrou o protocolo e simplesmente caminhou no meio da multidão. Confesso que já fiz coberturas presidenciais outras vezes e nunca vi um presidente fazer o que ele fez. Mas não estou aqui para enaltecer a atitude dele porque acredito que é dever do nosso representante maior, também se aproximar das pessoas, mas naquele momento entendi que se ele teve a atitude de estar entre as mais de 6 mil pessoas, que o aplaudiram também incrédulas no que estavam vendo, era porque se sentiu seguro para isso. 

E se sentiu seguro porque os agricultores são EDUCADOS. Escrevo com letras grandes esta palavra de propósito para que fique claro que agricultor tem respeito. Independentemente dos prós e dos contras, porque o pais é democrático e todos estão livres para se manifestar, os palotinenses mostraram hoje que não é no grito que se cala a boca de alguém, é com respeito. 

Temer chegou a citar no discurso as palmas sinceras que recebeu. É possível que hoje, o presidente da República tenha voltado para casa com uma ponta de alegria e outra de vergonha porque viu que aqui tem milhares de pessoas bem mais educadas do que em Brasília.