Cotidiano

Super Safra Pra Quem?

29 jul 2017 às 11:05

Neste nosso primeiro encontro nesta página do Blog do novo Portal Tarobá eu até que gostaria muito de falar palavras bonitas para o homem do campo, até porque acabamos de encerrar a semana em que comemoramos o dia do agricultor (28 de julho) e o dia do produtor rural (25 de julho).

Julho também é o mês da agricultura familiar. Claro que temos muito que homenagear e comemorar porque os homem do campo, o agropecuarista formam juntos a mola propulsora para que este pais não despenque ainda mais no PIB (produto interno bruto) e vá de vez para o buraco. Mas em conversas diversas que tive esta semana com agricultores, percebo que a realidade está bem diferente do que as manchetes de noticiários, propostas pelo governo, dizem.

O país terá a maior safra de grãos da História. Palmas! Glorias! Vamos soltar fogos de artifício! Mas daí eu pergunto: Super Safra pra Quem? Segundo uma pesquisa feira pela confederação da agricultura e pecuária do Brasil, o Paraná teve o maior custo de produção por hectare na última safra da soja. Uma média de R$ 3.550,00. No estado de Mato Grosso esse custo foi de R$ 2.266,00 por hectare. 

Os preços da saca da soja, para ambos os estados, não foram tão abaixo do esperado para um pico de colheita entre Janeiro e Março. Grande parte dos produtores pagou as contas e guardou a outra metade nas cerealistas e cooperativas crentes que de que o preço melhoria ainda mais o que não se confirmou. Resultado:: Silos cheios de soja e a safra recorde de milho ainda estava por vir. Não deu outra: agora está cada dia mais difícil escoar a produção de milho porque faltam armazéns para estocagem. Sem contar nos preços catastróficos que pagam pela saca. Chega a ser uma piada. Agricultor precisa vender uma saca de milho pra comprar um X-Salada, contando com a sorte do dono da lanchonete ser bem camarada, se não, os 60 quilos do cereal ainda não pagam o lanche. É bonito dizer que temos uma super safra no Brasil? Bonito pra Quem? Boa semana a todos.