Esportes

A ‘caça’ ao líder

29 ago 2017 às 14:02

Não é do Campeonato Brasileiro que estamos falando... É do Campeonato Paranaense da Chave Ouro, que tem o Cascavel Futsal na liderança isolada com 33 pontos. Ainda faltam 24 partidas para o fim da primeira fase e os oito melhores colocados na tabela vão seguir para as quartas de final. Mas quem for o primeiro colocado nesta fase terá o privilégio de fazer os jogos de volta nas fases de mata-mata como mandante.

A competição terá quatro partidas nesta terça-feira (29). O Cascavel Futsal não entra em quadra e nem perde a liderança isolada. Na verdade, os concorrentes não querem perder a Serpente Tricolor de vista.

Os vice-líderes Marechal e Pato Futsal jogam hoje. Os dois times se enfrentaram no fim de semana pela Liga Nacional e a vitória foi do Pato por 5 a 2. Nesta terça (29), o Marechal, que está na segunda posição da Chave Ouro com 29 pontos, visita um time que lhe causou alguns problemas no decorrer desta temporada: o Foz Cataratas. O jogo está marcado para as 20h30, no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. Este ano, os dois times se enfrentaram duas vezes e foram duas vitórias para o representante da fronteira. No dia 12 de maio, o duelo foi válido pela Chave Ouro e o Foz fez 2 a 1 no Marechal, em pleno Ney Braga. Inclusive, esta foi a última derrota do time de Paulinho Sananduva no Estadual.

Depois, no dia 22 de julho, o Foz Cataratas voltou a vencer o Marechal por 3 a 1, desta vez pela Liga, no Costa Cavalcanti. Na tabela, o Foz é o quinto colocado com 25 pontos.

O Pato Futsal tem 29 pontos e divide a segunda posição da Chave Ouro com o Marechal. Mas perde no critério de desempate. O adversário do time de Pato Branco nesta terça será o São Lucas, de Paranavaí, às 20h30, no ginásio Antonio Lacerda Braga. O São Lucas tomou uma ‘traulitada’ de 7 a 1 do Cascavel Futsal no último sábado, no ginásio da Neva. O time ainda busca uma vaga entre os oito que vão para as quartas de final.

Quem se desgarrou um pouco da briga pela liderança mas ainda está no páreo é o Marreco. O time que liderou boa parte da Chave Ouro ocupa a quarta posição com 27 pontos. O time atuou pelo Estadual pela última vez no dia 12 de agosto quando foi derrotado pelo Guarapuava. Nesta terça, o Marreco recebe o Umuarama, às 20h30, no ginásio Arrudão.

A rodada de hoje também tem o duelo entre Guarapuava e Toledo Futsal, que se enfrentam às 20h15, no ginásio Joaquim Prestes. O Lobo é o sexto colocado na tabela com 23 pontos e o Porco está desesperado, na vice-lanterna, com apenas 11 pontos.

Nova Liga

O futsal do Paraná vai ter novos rumos a partir de 2018. Uma reunião realizada em Cascavel, na segunda-feira (28), com representantes dos onze times que fazem parte da Chave Ouro, criou a Liga Futsal Paraná (LFP), entidade que vai administrar o Estadual a partir do ano que vem. A nova entidade segue os modelos das ligas Nacional e Paulista, em que os clubes administram a competição e buscam parcerias, transmissão em tv e patrocinadores.

Diretoria

O presidente da LFP é Cristiano Bortolon, proprietário da Jaclani Esportes, de Marechal Cândido Rondon. São quatro vice-presidentes: Ricardo Ronqui, do Marreco, responsável pela parte jurídica, Pedrinho Muffato, do Cascavel Futsal, que fica no financeiro, Eduardo Santana, do Marechal, responsável pela área técnica, Adélio Dematerko, do Foz Cataratas, responsável pelo marketing, e Anderson Hertz, do Campo Mourão, que ficou com a parte administrativa.

O Conselho Fiscal é formado por Lindomar Scarpari Júnior, o Bill, do Foz Cataratas, Paulo Marques e Rafael Octaviano de Souza, ambos do São Lucas, de Paranavaí.

Valor da franquia

Foi aprovado por unanimidade para cada franquia é de R$ 60 mil. Os onze clubes fundadores ganham um desconto de 50% no pagamento dessa taxa. O valor pode ser dividido em até 15 vezes. A ideia é montar a competição com 14 times.