Esportes

A ‘corrida contra o tempo’ de Orlei Silva

03 ago 2018 às 14:19

Quem quis ter uma conversa com Orlei Silva, presidente do Automóvel Clube de Cascavel (ACC), nos últimos dias, sem ser por telefone celular, teve que ir até o Autódromo Internacional Zilmar Beux. Ele praticamente ‘ficou internado’ por lá. Eu mesmo fui lhe fazer uma visita no autódromo. Lá estava ele, de enxada nas mãos, espalhando concreto. Quem foi ao autódromo viu esta cena com rotina nos últimos. Orlei Silva metendo a mão na massa nos reparos da pista do Zilmar Beux.

No esporte a motor, os pilotos aceleram numa busca incessante pelos melhores tempos. Orlei Silva, apaixonado por automobilismo, teve a sua ‘corrida contra o tempo’ para deixar tudo em ordem. Foi por isso que o autódromo foi o seu local de trabalho nos últimos dias. Ele correu contra o relógio para fazer as adequações exigidas pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA). E também porque o próprio Orlei ‘correu contra o tempo’ para trazer para cá uma etapa do Campeonato Brasileiro de Motovelocidade. E conseguiu. A competição será neste fim de semana em Cascavel. Nesta sexta (03), as máquinas já entram na pista para os primeiros treinos. Sábado (04), serão realizados os treinos classificatórios. E no domingo (05) serão três provas pelo Brasileiro de Motovelocidade. Às 9h45, será a largada da categoria 300 cilindradas. Depois, às 10h30, acontece a largada da categoria 600 cilindradas. Às 11h05, será a largada da categoria 1000 cilindrada. E depois, às 13h10, será a corrida 2 da categoria 300 cilindradas. “Foram vários meses trabalhando para trazer o Brasileiro de Motovelocidade pra cá. Uma parceria minha com a CBM”, disse.

Orlei também fez o convite para as outras categorias que vão esquentar a pista do Autódromo Zilmar Beux. Será realizada a quinta etapa da Copa Paraná-Sul de Motovelocidade, torneio idealizado por ele, e a rodada dupla de mais uma etapa do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos. “No Marcas a disputa pelo título está acirradíssima”, pontuou ele. “Vale lembrar para os nossos amantes da velocidade que a entrada é um quilo de alimento não perecível, uma parceria do Automóvel Clube de Cascavel com o Provopar. Foram distribuídos nas lojas e no comércio de Cascavel 40 mil ingressos. Quem chegar com esse ingresso e mais um quilo de alimento não vai pagar nada. Quem não trouxer o ingresso e nem o alimento vai pagar só 10 reais. E esse dinheiro também vai para o Provopar”, disse ele.

Adequações

Orlei Silva explicou os trabalhos que foram feitos na pista do Autódromo Zilmar Beux. Segundo ele, todas as adequações foram com o intuito de aumentar a segurança na pista. “Em julho, não fizemos nada de eventos no autódromo. Nos últimos doze dias, trabalhamos direto para atender aquelas exigências da CBA. Tiramos o guard rail e colocamos uma barreira de pneus de 90 metros. Também concretamos vinte centímetros para fora da pista nas entradas e saídas das zebras, conforme eles exigiram. E também melhores a parte maquiagem, pintura, os boxes a construtora vem fazendo. As portas que estavam caindo nos consertamos. As exigências da CBA no quesito segurança estão todas prontas”, explicou ele.