De maneira geral, todo campeão no esporte costuma ter disciplina, treinar forte, ter genética favorável e muito esforço. Com o paracanoísta Igor Tofalini não é diferente. Neste sábado, ele conquistou a inédita medalha de ouro no Campeonato Mundial de Canoagem e Paracanoagem, disputado em Portugal. Na categoria VL2, Tofalini completou 200 metros em 54s316 com a canoa havaiana. Até o momento, esta é a primeira e única medalha dourada da paracanoagem brasileira na competição.
Além de todos os atributos acima, o novo campeão mundial de paracanoagem mostra que sabe escolher o momento certo para fazer mudanças. Após ter a carreira de peão de boiadeiro profissional interrompida por um acidente, os primeiros passos para retomada da vida esportiva foram em uma piscina. Nadar, porém, não era o que realmente satisfazia ex-peão de Cambé, que hoje mora em Londrina.
Foi na canoagem que ele descobriu o verdadeiro gosto pelas competições como paratleta. Remou caiaque em competições nacionais e internacionais por aproximadamente 5 anos. No Brasil, conquistou todos os títulos possíveis. No continente também. O grande desafio nas competições de nível mundial era o nível dos outros concorrentes, que geralmente tinham menos limitações físicas do que ele.
Apareceu, então, a tal da canoa havaiana, que foi introduzida também nos Jogos Olímpicos de 2020, no Japão. No começo deste ano, os treinos eram mesclados entre o “novo brinquedo” e o caiaque. No primeiro semestre, ele chegou a competir nas duas modalidades, na disputa da primeira etapa da Copa Brasil. Era preciso focar mais. Foi aí que Igor Tofalini passou a dedicar-se integralmente aos treinos de canoa havaiana.
Dos treinamentos em Londrina, no Lago Igapó, ele logo passou por um período de aprimoramento e com outros paratletas e comissão técnica da Seleção Brasileira de Paracanoagem, em Ilha comprida (SP). Era o estágio pré-mundial. Em Portugal, foram duas semanas de adaptação e preparação. Longe da família, a concentração se mostrava intensa. O celular, tão companheiro, não mostrava mais os rotineiros treinos.
Tanto foco deu resultado. Ele soube treinar, teve esforço, disciplina, mas teve, acima de tudo, a oportunidade de fugir da zona de conforto e a sabedoria de fazer a escolha certa. Deixou para trás a certeza de vários títulos nacionais em cima de um caiaque para se aventurar no duvidoso mundo da canoa havaiana. Hoje, Igor Tofalini não é só do Brasil. É a referência mundial na categoria VL2 da canoagem. É quem os adversários, a partir de agora, querem derrotar. É o campeão mundial.
Quer me seguir nas redes sociais?