Esportes

A experiência vinda de um grande sacrifício da Serpente Aurinegra

15 out 2017 às 06:22

O Futebol Clube Cascavel (FCC) está nas semifinais da Taça FPF, torneio que vai colocar o campeão na Série D do Campeonato Brasileiro em 2018. Portanto, restam apenas quatro jogos para a Serpente Tricolor alcançar esta meta, ainda nesta temporada. A classificação heroica para as semifinais ainda ecoa no clube. Afinal de contas, a vaga veio de maneira épica sobre o bom time do Operário. O time sofreu um gol do Fantasma aos 46 minutos da etapa final, resultado que acabaria com o sonho de conquistar a Taça FPF. Mas o FCC conseguiu o empate no minuto seguinte e a vaga nas semifinais veio nos pênaltis. O detalhe é que a curta trajetória do FCC registra outros momentos épicos. O título da segunda divisão estadual, em 2014, até agora a conquista mais importante da Serpente Aurinegra, foi assim. O time precisava de uma vitória simples para levantar a taça na decisão contra o Nacional de Rolândia, mas saiu perdendo. Porém, os gols da virada ocorreram no finzinho daquela dramática partida de 25 de outubro de 2014.

Agora, o FCC quer resgatar estes feitos épicos para conquistar a Taça FPF. O time inicia a busca por uma vaga na decisão neste domingo (15) quando enfrentar o Rio Branco de Paranaguá, às 11h05 da manhã, no Estádio Gigante do Itiberê. No confronto da primeira fase, válido pela segunda rodada, o FCC venceu o Rio Branco por 1 a 0 neste mesmo local. E o técnico Rodrigo Cabral quer tirar proveito dessa experiência no litoral do Estado. “Claro que a gente já teve essa experiência de jogar lá, alguns atalhos a gente já conhece sobre a equipe adversária e vamos usar isso. Com muita cautela e com o objetivo de não perder e não tomarmos gol lá”, disse Rodriguinho, lembrando da importância de manter o setor defensivo intacto no jogo de ida para que o FCC tenha uma ligeira vantagem na partida de volta programada para o dia 22 de outubro.

O exemplo disso ocorreu justamente na fase anterior contra o Operário. O FCC empatou os dois jogos em 1 a 1 e estes resultados levaram a decisão para os pênaltis.

Para o duelo de hoje, Rodrigo Cabral pode contar com a volta do meia André e terá o time considerado titular completo.

Calejados

Mas foi justamente estes dois confrontos contra o Operário e a classificação dramática nos pênaltis que vão trazer uma motivação extra para os jogadores na busca pelo título e por uma vaga na Série D. Quem afirmou isso foi o lateral Rodrigo Gasperin, artilheiro do FCC na Taça FPF com sete gols e um dos líderes do grupo de jogadores. “Sempre dá um ânimo a mais pelo que foi batalhado, pelo que foi sofrido... Nosso time luta até o final e vai lutar lá em Paranaguá contra o Rio Branco também”, explicou.

Histórico

No jogo deste domingo, o FCC ainda defende o tabu diante do Rio Branco. São quatro vitórias da Serpente Aurinegra sobre o Leão da Estradinha em quatro encontros. Como já foi dito, o time de Rodrigo Cabral levou a melhor no duelo da primeira fase da Taça FPF por 1 a 0, em Paranaguá. Os outros três confrontos ocorreram pelo Campeonato Paranaense. Em 2015, a vitória foi por 1 a 0 no Olímpico. Depois, foram dois triunfos por 2 a 1, o último deles, no Estadual deste ano, no dia 22 de março, também no Olímpico.

Sub-19

O time Sub-19 do FCC enfrentou o Andraus Brasil na tarde deste sábado (14) pelo Campeonato Paranaense da categoria. A equipe dirigida pelo técnico Ivan Mororo fez o primeiro jogo no Estádio Olímpico na competição e se manteve invicta como mandante. Mas o resultado não foi bom em termos de classificação, já que a Serpente Aurinegra ficou no empate em 1 a 1. Vitor abriu o marcador para o Andraus e, no finzinho do jogo, o FCC conseguiu o empate com Bolt.