Confira a reportagem que foi exibida no Tarobá Esporte:
Treinamento de natação, obviamente, é na piscina. Em outras oportunidades, já destaquei o método de trabalho do técnico Rui Comin, que comanda a equipe de Cascavel e da Associação Atlética Comercial. Enquanto os nadadores já estão na piscina, ele escreve as atividades num quadro de vidro. São as tarefas do dia, como ocorre numa sala de aula. Ele marca as provas e coloca alguns números, que equivalem ao tempo das atividades. É como se Rui determinasse uma meta diária para ser alcançada. Todo esse trabalho é feito para culminar nas competições. A conta parece simples: Rui junta atletas talentosos e dedicados, que somados à competência do treinador e à exigência por ele passada, o resultado só pode ser as conquistas. Inúmeras conquistas...
Essa equação foi precisa na primeira etapa do Campeonato Paranaense de Natação, realizado em Colombo, no feriado antes da Páscoa na semana passada. Cascavel contou com apenas doze atletas e o clube Comercial foi um dos 13 clubes na disputa. A competição estadual reuniu quase 330 atletas.
A equipe cascavelense garantiu o sétimo lugar na classificação geral e ficou em quarto lugar no quadro de medalhas. O que Rui destaca neste sentido foi o rendimento dos seus atletas. Se pudesse contar com uma equipe maior fatalmente seria campeão da etapa. “Essa etapa foi muito boa, é uma competição de inverno. Foi a primeira avaliação destes atletas, que depois terão pela frente o Brasileiro e o Sul-Brasileiro. O clube foi muito bem, apesar de ter ido apenas com doze atletas. Mas tivemos 100% de aproveitamento”, explicou o treinador.
Na reduzida equipe cascavelense, o destaque foi para Beatriz Garute da Silva. Ela foi a campeã nas provas dos 200 e 400 metros medley, 100 e 800 metros livre e 100 costas. Além disso, faturou uma prata e um bronze. Mas ela ganhou um bônus, uma medalha bem maior que as demais que mostra que Beatriz foi a atleta destaque da competição. “Essa medalha é entregue ao melhor atleta da categoria. A organização pega a maior pontuação que o atleta fez em todas as provas. A minha pontuação mais alta foi nos 400 metros. Esse foi o meu índice técnico e eu fui o destaque da competição”, comemorou ela.
Pequeninos
A rotina não para e novas metas foram estabelecidas. Quatro atletas vão representar o clube no Campeonato Sul-Brasileiro Mirim Petiz, competição que será realizada na cidade de Palhoça, em Santa Catarina. O torneio começa nesta sexta-feira (26) e vai até domingo (28). Os pequenos nadadores em atividade são Júlia Gabriela Menon, Milena Gamero Prado, Heloisa de Souza Garute e Felipe Mariotto Castro. Os jovens nadadores têm idade entre nove e onze anos. Mesmo pequeninos, a missão dos quatro é gigantesca. “A gente vai com quatro atletas para representar Cascavel lá em Santa Catarina e é a competição mais importante que temos no ano, que é o Sul-Brasileiro. O torneio reúne os três estados do Sul do país e é a competição mais forte que eles têm. Esses atletas que vão representar o clube já foram medalhistas do Sul-Brasileiro, treinaram bem para isso e a expectativa é bem positiva”, disse a técnica Tatiane Maiara Lentz.