O técnico do time Sub-19 do Futebol Clube Cascavel (FCC), Ivan Mororo, tem uma vasta experiência no trabalho de base. O desejo do treinador é colocar a Serpente Aurinegra entre os quatro melhores times do Estado no Campeonato Paranaense da categoria. Após um início ruim da terceira fase da competição, o FCC recebeu duas ‘injeções de ânimo’ para buscar uma vaga nas semifinais.
A primeira delas foi um elenco mais vigoroso. Vários jogadores que começaram a competição com Ivan subiram para o time Sub-23 do FCC e ele ficou com um grupo de atletas reduzido. Tanto é que no duelo contra o Andraus Brasil, no Estádio Olímpico, ele não tinha nem um banco de reservas completo. Mas Ivan vai tirar proveito da queda do time Sub-17 no Estadual. Com isso, todos os atletas mais jovens foram incorporados ao time Sub-19. Esta semana mesmo Ivan teve o privilégio de desfrutar de uma situação pouco comum: um campo de treinamento ‘lotado’ de jogadores.
“Temos bons jogadores que vão nos ajudar. Estávamos com muito poucos atletas para fazer o trabalho e agora está do jeito que eu gosto. Posso trabalhar com 25, 30 jogadores para trabalhar bem a equipe e buscar essa classificação nestes jogos que restam”, comemorou Ivan Mororo.
O FCC ainda tem três partidas na terceira fase do Campeonato Paranaense Sub-19. A primeira delas será neste sábado (28) contra o Andraus Brasil, em Campo Largo. Depois terá o Coritiba no dia 1º de novembro e a Portuguesa Londrinense no sábado (05). Por isso, vem aí uma semana decisiva para a Serpente Aurinegra.
A outra injeção de ânimo para os garotos de Ivan foi o empate em 0 a 0 com o Coritiba, no último domingo, como visitante. A derrota, resultado mais provável, deixaria o time em situação complicada. Esse pontinho somado fora de casa diante do gigante Coritiba estimulou o time a buscar a classificação para as semifinais. “Na minha opinião, a parada de mais de quarenta dias que tivemos nos prejudicou um pouco. Então o time demorou um pouco para engrenar. Contra o Coritiba, o time voltou para a competição. Fizemos uma excelente partida lá e até merecíamos a vitória. Sabemos que não é fácil e não é qualquer time que vai até lá e consegue empatar com o Coritiba”, disse Ivan.
Ivan Mororo tem o auxílio de Juliano Lenz. Foto Luciano Neves
Mas o empate não é uma vitória. A ordem de Ivan é esquecer este resultado e multiplicar o pontinho somado fora de casa. Para o FCC, é fundamental vencer o Andraus Brasil neste sábado para encaminhar a classificação. “Agora é esquecer este jogo e pensar no duelo contra o Andraus, procurar fazer três pontos e entrar de vez na briga pela classificação. Se vencermos, teremos dois jogos em casa para tentar classificar bem e ficar entre os quatro melhores do Paraná”, disse Ivan.
FCC e Andraus Brasil se enfrentaram no Estádio Olímpico no dia 14 de outubro e ficaram no empate em 1 a 1. A Serpente Aurinegra ainda busca a primeira vitória nesta fase do torneio e está na terceira posição do Grupo G com apenas dois pontos. No outro jogo da chave, o líder Coritiba, que tem sete pontos, visita a Portuguesa Londrinense, no norte do Estado.