Uma rápida enquete com amigos da imprensa do Estado que acompanham o Campeonato Paranaense da Chave Ouro e que vivenciam o Estadual de perto chegou a uma conclusão consensual: o Marreco de Francisco Beltrão, adversário do Cascavel Futsal nas semifinais, é dono do melhor elenco da competição. Além de contar com nomes de peso como Sinoê, o único jogador que atua no Paraná a aparecer na mais recente lista de convocados da Seleção Brasileira de Futsal, e Quinzinho, que foi campeão estadual em 2013, o Marreco tem o comando de Baiano, treinador que levantou a taça da Chave Ouro seis vezes e ainda decidiu o título do ano passado com o Ponta Grossa e ser superado pelo Marechal. Vale ressaltar ainda que o Marreco atua em duas frentes e dos ‘sobreviventes’ do Paraná na Liga Nacional é quem está em melhor condição de chegar às semifinais. Basta empatar com o Corinthians no jogo do próximo sábado (28), em São Paulo.
Essa mesma pesquisa chegou a outra conclusão: o campeão estadual de 2017 sairá desse confronto entre Cascavel Futsal e Marreco. Com todo o respeito aos outros semifinalistas Marechal e Pato Futsal, mas a campanha da Serpente Tricolor ao longo desta edição lhe credencia para o hexacampeonato. E para o Marreco, pesa a força de seu elenco. E o poder do grupo de jogadores também torna o time de Francisco Beltrão favorito no confronto. O próprio técnico Nei Victor reconhece isso.
Foto Luciano Neves
E é justamente por isso que Nei Victor já trabalha para conter a força do elenco do Marreco com o grupo que tem nas mãos. Em jogos decisivos, como serão as duas semifinais, o treinador aposta nos atletas mais experientes. Nos dois jogos contra o Campo Mourão, nas quartas de final, eles fizeram a diferença. Os três atletas que fizeram parte do elenco do Cascavel Futsal no último título, em 2012, foram os destaques do time nos dois jogos. Adeirton marcou três gols, Issamu e Guilherme marcaram duas vezes. São estes atletas que vão dar bagagem para os atletas mais jovens e fazer com que eles aumentem a robustez do elenco no desafio contra o Marreco.
Foto: José Delmo Menezes Júnior
Liga Nacional
O Cascavel Futsal ainda não sabe quando vai fazer o primeiro jogo das semifinais contra o Marreco. A Federação Paranaense de Futsal (FPFS) ainda não definiu as datas dos confrontos e aguarda o confronto do time de Francisco Beltrão contra o Corinthians pela Liga Nacional. O Marreco encara o Timão neste sábado (28), às 21 horas, para o jogo de volta das quartas de final. No jogo de ida, no ginásio Arrudão, o Marreco venceu por 6 a 4 e só precisa de um empate.
O outro time paranaense que busca uma vaga nas semifinais da Liga é o Foz Cataratas. No domingo (29), o representante da fronteira enfrenta o tradicional Carlos Barbosa, do técnico Marquinhos Xavier, às 14 horas, no Rio Grande do Sul. Os dois times ficaram no empate em 1 a 1 no jogo de ida em Foz do Iguaçu. Por isso, o Foz precisa vencer. Em caso de novo empate no tempo normal, a partida vai para a prorrogação e o Carlos Barbosa passa a jogar pelo empate por ter melhor campanha na primeira fase.