Esportes

A viagem dos ‘sonhos’ no Campeonato Paranaense

01 fev 2020 às 10:47

Antes mesmo de começar o Campeonato Paranaense, o técnico do FC Cascavel, Marcelo Caranhato, projetava a carga de jogos nestas duas primeiras semanas de competição. O clube fará, neste domingo (02), o quinto jogo neste intervalo de tempo. A Serpente Aurinegra visita o PSTC, às 16 horas, no Estádio Ubirajara Medeiros em Cornélio Procópio, pela quinta rodada.

Dentro do planejamento da equipe estava uma viagem de quase uma semana. O elenco deixou Cascavel na última terça-feira com destino a Curitiba, para o jogo da última quinta, diante do Paraná. Depois, partiu para Londrina onde se hospedou e treinou para o jogo deste domingo. A comissão técnica também fez uma projeção de desempenho nestes dois jogos seguidos como visitante. Um empate seria um grande negócio diante do Paraná e o time buscaria a vitória sobre o PSTC. Ou seja, somar quatro pontos antes de retornar ao Estádio Olímpico no domingo que vem. O detalhe é que o FC Cascavel conseguiu um grande resultado na última quinta e derrotou o Paraná Clube por 2 a 1 de virada. Logo, se conseguir mais uma vitória sobre o PSTC, isto é, seis pontos em dois jogos, o time terá feito a ‘viagem dos sonhos’ no Estadual. Um resultado positivo pode até deixar o FC Cascavel na liderança após o fechamento da rodada. O time aparece na segunda posição com os mesmos nove pontos do líder Athletico-PR e do terceiro colocado Londrina. Caranhato gosta de usar a razão e, no seu entendimento, não há jogo fácil no Estadual. No entanto, os concorrentes na ponta têm, em tese, mais complicados. O Furacão joga em casa e recebe o Paraná Clube, às 18 horas, na Arena da Baixada, num confronto que é um clássico da Capital. Já o Tubarão joga em casa mas recebe o Coritiba, em outro confronto direto.

FC Cascavel e PSTC estão em posições antagônicas na tabela de classificação. Enquanto a Serpente Aurinegra, que vem de três vitórias consecutivas, aparece no segundo lugar, o time de Cornélio Procópio é o vice-lanterna, com quatro derrotas e ainda sem pontuar no Estadual. Mesmo assim, Caranhato vê dificuldades no confronto em virtude da pressão vivida pelo oponente. “É um jogo dificílimo até pelo momento que o PSTC atravessa na competição. É um jogo de ‘vida ou morte’ para eles, mas para nós também tem essa importância. A logística exigiu mais do nosso time. O FC Cascavel hoje é o time que mais viaja no Campeonato Paranaense, então a tabela ficou muito ruim na questão de logística. Mas eu tenho certeza que pela qualidade e pelo empenho deste atletas temos totais condições de buscar esses pontos contra o PSTC. E de nos aproximar ainda mais dessa primeira meta, desse primeiro objetivo, que é a classificação”, disse Caranhato.

Nessa fórmula de disputa, um time que somar 14 pontos deve avançar para as quartas de final. Na visão de Caranhato, mais um resultado positivo neste domingo pode deixar o time muito próximo da vaga.

O detalhe é que nos quatro primeiros jogos, o treinador conseguiu repetir a escalação do time titular. Contra o PSTC, ele terá que fazer mudanças forçadas. Caranhato perdeu o zagueiro Marcel, que foi expulso e cumpre suspensão.

Artilharia

No ataque, o FC Cascavel conta com o artilheiro do Campeonato Paranaense. O centroavante Paulo Sérgio marcou três gols no ‘Clássico do Veneno’ e voltou a balançar as redes contra o Paraná. Com isso, se isolou na lista de goleadores com quatro gols marcados. O jogador confidenciou que brigar pela artilharia é uma de suas metas neste Paranaense. “É um dos objetivos que eu coloquei pra mim. Tenho que trabalhar e agradecer aos meus companheiros porque, se não fosse por eles, os gols não teriam saído. É manter a cabeça no lugar, os pés no chão, que lá na frente vou lutar pela artilharia também”, disse.