A primeira fase da Liga Nacional foi encerrada no último fim de semana e cinco dos seis representantes do Paraná avançaram para as oitavas de final. O bicampeão Pato Futsal está no páreo para buscar o tricampeonato e avançou no Grupo C ao lado de Umuarama e Campo Mourão. Cascavel Futsal e Foz Cataratas foram os paranaenses classificados no Grupo B. O Marreco de Francisco Beltrão foi o único time do Paraná que foi eliminado na primeira fase. Desse modo, o Estado segue com o maior número de times na disputa. As oitavas vão ter três gaúchos, três catarinenses, três paulistas e dois mineiros. Um desses será o adversário da Serpente Tricolor.
O Cascavel Futsal irá visitar o Minas nesta quarta (04), às 20 horas, na Arena Minas Tênis Clube, em Belo Horizonte. No último sábado, o time do técnico Cassiano Klein foi derrotado pelo Joinville por 3 a 0, em Santa Catarina. Mesmo assim, terminou na terceira posição no Grupo B com 17 pontos ganhos. Isso porque o Marreco derrotou o Atlântico por 5 a 3 no mesmo dia. Desse modo cruzou com o time mineiro, que foi o quarto colocado do Grupo A com 16 pontos.
O Cascavel Futsal até adquiriu uma pequena vantagem e fará o jogo de volta das oitavas no ginásio da Neva. Esse confronto está agendado para o próximo sábado (07). Na Liga, se classifica o time que conseguir quatro pontos no confronto (uma vitória e um empate). Em caso de dois resultados iguais (uma vitória para cada time ou dois empates) será realizada uma prorrogação. Nesse caso, o Cascavel Futsal terá a vantagem de jogar pelo empate. Mas Cassiano Klein se recorda do confronto das oitavas da Liga do ano passado, quando o Cascavel Futsal foi eliminado pelo Jaraguá. A Serpente Tricolor havia sido derrotada na partida de ida por 3 a 0 fora de casa. Mas ganhou o jogo de volta por 1 a 0 e levou o jogo para a prorrogação. A queda veio com uma derrota por 1 a 0 quando o time poderia jogar pelo empate. Contra o Minas, a meta é conseguiu um resultado interessante para busca a vaga nas quartas de final na partida de volta. Se avançar, o Cascavel Futsal chega pela terceira vez na história na fase de quartas de final da Liga Nacional. As duas vezes anteriores foram nas edições de 2011, quando caiu diante do Santos, e 2013, quando perdeu para a Intelli. No último duelo contra o Minas, na edição passada da Liga, o Cascavel Futsal venceu por 3 a 1.
Confrontos
Cascavel Futsal e Campo Mourão podem se enfrentar nas quartas de final se ambos passarem por seus adversários. O Campo Mourão garantiu a classificação com a vitória por 3 a 2 sobre o Pato Futsal e avançou como o melhor sexto colocado. Com isso, cruzou o caminho do time de melhor campanha na primeira fase: o Sorocaba, equipe que teve 100% de aproveitamento e ficou com a primeira posição no Grupo A. O jogo de ida será nesta quarta (04), às 15 horas, em Campo Mourão. No ano passado, o Campo Mourão foi eliminado por esse mesmo Sorocaba na fase de quartas de final.
Cascavel Futsal ou Campo Mourão podem cruzar o caminho do Umuarama numa semifinal. O time do técnico Nei Victor ficou com a terceira posição no Grupo C e encara o Praia Clube. O jogo de ida será nesta quinta (05), às 20 horas, em Minas Gerais. O vencedor deste confronto pega o vencedor de Tubarão e São José.
Bicampeão
O bicampeão da Liga Nacional Pato Futsal irá reeditar a final de 2018 com o Atlântico de Erechim. Derrotado pelo Campo Mourão no domingo, o Pato ficou com o segundo lugar no Grupo C com 21 pontos. E cruzou com o time gaúcho quarto lugar no Grupo B. Os dois times também se enfrentaram nessa mesma fase na edição de 2019. O Pato eliminou o Atlântico e avançou para o bicampeonato. O jogo de ida será na sexta-feira (06), em Erechim. Quem passar pega o vencedor do duelo entre Joinville e Assoeva.
Foz
O Pato pode encontrar o Foz Cataratas numa eventual semifinal. Os dois times estão no mesmo lado do chaveamento. O time da fronteira garantiu a classificação na última rodada de maneira heroica ao derrotar o Blumenau por 3 a 1 fora de casa. O Foz ficou com a quinta posição no Grupo B com 13 pontos e vai encarar o Corinthians. O jogo de ida será nesta quarta (04), às 18 horas, no ginásio Costa Cavalcanti, em Foz do Iguaçu. A partida de volta será no sábado (07) em São Paulo. Se eliminar o Timão, o Foz irá encarar o vencedor do confronto entre Carlos Barbosa e Joaçaba.