A primeira fase do Campeonato Paranaense da Chave Ouro foi concluída. Foram 110 partidas com 582 gols marcados, uma média de 5,29 por jogo. Os jogos do fim de semana definiram os confrontos das quartas de final da competição. O Cascavel Futsal terminou essa fase na liderança com 42 pontos.
Na sexta, venceu o Umuarama por 4 a 1 no ginásio da Neva, resultado que lhe deu a liderança isolada de maneira antecipada. Em seu último jogo, no sábado (23), a Serpente Tricolor entrou em quadra contra o Toledo Futsal, como visitante, sabendo de seu adversário na próxima fase: o Campo Mourão, que fechou a primeira fase com derrota por 3 a 0 para o Marechal, na sexta, e ficou com a oitava posição.
Talvez por isso o time do técnico Nei Victor tenha perdido o interesse pela partida contra o já eliminado Toledo. E sofreu uma das maiores goleadas da competição: 9 a 3 para o Porco, que se vingou da derrota no primeiro turno, na Neva. Na ocasião, a Serpente Tricolor goleou por 9 a 2.
A derrota não influenciou em nada a classificação do campeonato. Mas teve consequências ruins. O Cascavel Futsal conseguiu sofrer nove gols do, até então, pior ataque da Chave Ouro. Com isso, o Cascavel Futsal tem a segunda pior defesa entre os oito times que avançaram para a segunda fase. Só sofreu menos gols que o também classificado São Lucas (63 contra 55). A derrota para o Toledo também quebrou uma invencibilidade de treze jogos da Serpente Tricolor na Chave Ouro. No entanto, o time ainda tem o melhor ataque da competição com 84 gols. O técnico Nei Victor vai ter que tirar lições da goleada sofrida ao longo da semana para enfrentar o Campo Mourão, no próximo sábado (30), fora de casa, pelo jogo de ida das quartas de final.
Outros confrontos
Também no sábado (23), o Marreco venceu o Foz Cataratas por 3 a 2, no ginásio Arrudão, e terminou em quarto lugar com 37 pontos. Com isso, terá como adversário nas quartas o próprio Foz Cataratas, quinto colocado com 34.
O Guarapuava empatou em 2 a 2 com o Castro, no ginásio Joaquim Prestes, e teve que esperar mais um dia para conhecer o adversário das quartas. Isso porque, o jogo que fechou a primeira fase entre Umuarama e Pato Futsal foi realizado na manhã deste domingo (24). O Pato tinha a chance de ‘escolher’ o adversário. Se vencesse, enfrentaria o São Lucas. Se empatasse pegaria o Guarapuava. E se perdesse o jogo, teria o Foz Cataratas. E optou pelo tricampeão estadual Guarapuava, já que empatou em 2 a 2 com o eliminado Umuarama. Com isso, o Pato Futsal terminou em terceiro lugar com 37 pontos e vai jogar contra o sexto colocado Guarapuava.
O São Lucas não entrou em quadra no fim de semana, já que tinha completado os vinte jogos. Sendo assim, tirou proveito da vitória do Cascavel Futsal sobre o Umuarama, garantiu a sétima posição com 24 pontos e vai enfrentar o Marechal na próxima fase. Por enquanto, a Federação Paranaense de Futsal só definiu o jogo de ida entre Campo Mourão e Cascavel Futsal. Os outros três confrontos ainda não têm datas definidas.
Quem pega quem?
A partir da definição das quartas, já é possível visualizar possíveis duelos nas semifinais. O confronto entre Cascavel Futsal e Campo Mourão é o Grupo A e o vencedor desta chave vai cruzar com o vencedor do Grupo C, que será o confronto entre Pato Futsal e Guarapuava. O confronto entre o vice-líder Marechal e o São Lucas é o Grupo B. Quem passar deste duelo vai enfrentar o vencedor do Grupo D, desafio entre Marreco e Foz Cataratas.
Ou seja, o Cascavel Futsal pode repetir uma decisão da Chave Ouro com Marechal ou São Lucas. Ou então formar uma hipotética final com Marreco ou Foz Cataratas. Evidentemente, que a Serpente Tricolor também precisa fazer a sua parte e voltar a decidir o título, algo que não acontece desde 2014.
Fórmula
O Campeonato Paranaense da Chave Ouro sofreu uma alteração em seu regulamento. Até o ano passado, os play-offs poderiam ter um terceiro jogo decisivo. Agora, os duelos de mata-mata serão apenas em dois jogos. É importante ressaltar que o saldo de gols não será levado em conta nos confrontos, como consta no item C, do artigo 22 do capítulo X do regulamento da competição. “Não será considerado o saldo de gols, sendo que ao final da segunda partida caso as equipes terminem empatadas em pontos, haverá disputa de, inicialmente, 05 (cinco) penalidades máximas”.
Ou seja, dois empates, decisão por pênaltis. Uma vitória para cada lado, independente do número de gols de vantagem, disputa de pênaltis. Se classifica quem vencer os dois jogos ou somar quatro pontos (uma vitória e um empate nos dois confrontos).
Isso significa também que ter a melhor campanha na fase inicial não ofereceu uma vantagem tão grande, apenas o direito de fazer o jogo de volta em casa. Cascavel Futsal, Marechal, Pato Futsal e Marreco vão fazer o jogo de volta em casa nas quartas de final.
Faltam só 14 jogos para o fim da competição. E fortes emoções são esperadas nas fases de ‘mata-mata’ da Chave Ouro de 2017.
Confira a classificação da Chave Ouro